Notícia
As datas e as estimativas para os resultados das cotadas portuguesas
A temporada de resultados referentes ao ano anterior arranca amanhã com a Navigator a dar o pontapé de saída. O Negócios mostra-lhe uma tabela com as datas de divulgações e as estimativas dos analistas.
A Navigator dá o mote na temporada de resultados amanhã, dia 11 de fevereiro. O consenso de analistas da Bloomberg, agrupados pelo Negócios, antecipa uma queda homóloga de 16,1% no lucro líquido para os 188,8 milhões de euros. Segue-se a Semapa (dia 13) que se prevê que recue 1,55% em termos de lucro para os 130,5 milhões.
Na semana seguinte será a vez da Galp (dia 18), grupo EDP, BCP, Jerónimo Martins e Novabase (dia 20), e Sonae Capital (dia 21). Para estas cotadas, os analistas antecipam subidas no lucro para todas elas, expecto a Sonae Capital e Novabase. Destaque para a EDP e EDP Renováveis que podem apresentar as maiores subidas entre as empresas da bolsa nacional.
A Merlin e a Pharol serão as seguintes na lista a divulgar números (dia 28). Em março é a vez da Impresa (dia 2), Corticeira Amorim (dia 9), CTT (dia 16), Sonae (dia 19), REN (dia 25) e Glintt (dia 27). Para as restantes empresas, como é o caso da Nos, ainda não há data definida.
Os analistas estão a antecipar uma queda de 2% no lucro líquido das cotadas do PSI-20 como um todo, pelo segundo ano consecutivo. Mas há algumas que destoam na tendência geral. Espera-se que os CTT aumentem 63,09%, consumando a sua recuperação. No lado oposto da tabela está a Ramada, que é vista a cair 88,5%, devido aos resultados extraordinários da empresa em 2018, que vendeu a totalidade do capital da Ramada Storax e das suas subsidiárias.
Fonte: Negócios para as datas e Bloomberg para as estimativas.
Valores em milhões de euros
Várias empresas ainda não revelaram as datas de apresentação de resultados