Notícia
Preço das casas em Londres com a maior queda em Fevereiro desde 2009
A incerteza do Brexit contribuiu para a queda do preço do imobiliário para habitação na capital britânica. Tendência que se espalha ao resto de Inglaterra.
O preço médio da habitação em Londres registou a maior queda em seis anos este mês de Fevereiro, escreve a agência Bloomberg.
Comparado com o mesmo mês de 2016, o indicador caiu 0,4% para as 641.116 libras, o equivalente a quase 753 mil euros. É o mês de Fevereiro mais fraco desde 2009.
A Bloomberg, citando dados da empresa Rightmove, explica que esta é também a primeira quebra anual desde Abril de 2011. A ditar este cenário estão os preços altos, que afastam potenciais compradores.
"Talvez nos estejamos a aproximar de um ponto em que os compradores não têm capacidade ou vontade de pagar o que os proprietários estão a pedir, dada a combinação negativa das subidas no custo de vida, dos critérios mais apertados nos empréstimos e das incertezas causadas pelo Brexit [votação na saída do Reino Unido da União Europeia]", explica o director da Rightmove, Miles Shipside.
O mercado imobiliário de Londres apresenta um desempenho inferior ao resto de Inglaterra em 2016. A nível nacional, a subida do preço anual da habitação desacelerou para mínimos de quatro anos.
Mónaco: 44 mil euros por metro quadrado
Mais abaixo no mapa europeu, a Bloomberg também destaca o Mónaco. Pelos recordes: o metro quadrado subiu 15% no ano passado, para os 41.420 euros. A agência concretiza que o valor é o dobro do pedido numa casa de luxo em Londres.
Das 33 casas compradas no Mónaco em 2016, quase metade foram-no por mais de 10 milhões de euros, mostram os dados do principado.