Notícia
Estrangeiros compraram 25% das casas vendidas em 2017
As vendas de casas aumentaram entre 25% a 30% no ano passado, segundo o Diário de Notícias. O investimento estrangeiro impulsionou este crescimento, com os franceses e os brasileiros a liderarem.
Em 2017 foram vendidas 152 mil casas em Portugal, um valor que representa um aumento de 25% a 30% face ao ano anterior. Os dados foram adiantados ao Diário de Notícias por Luís Lima, presidente da APEMIP - Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária em Portugal.
"É um aumento dentro do que prevíamos e que permite antecipar que, neste ano, o imobiliário irá crescer novamente", explicou o responsável da associação.
Este crescimento tem sido impulsionado pelo aumento de compra de casa por estrangeiros, principalmente franceses e brasileiros. "Os estrangeiros já valem 25% do mercado, ou seja, um quarto das casas foram compradas por estrangeiros", revelou Luís Lima.
Mas os dados divulgados ao jornal pela APEMIP podem mesmo ser superiores uma vez que 30% das vendas são realizadas directamente entre particulares, o que deverá elevar para 215 mil o número de casas vendidas em 2017.
"Os activos imobiliários valorizaram o país. O imobiliário está a ser a árvore das patacas, mas tem de haver investimento no combate à escassez da oferta para a classe média", alertou o presidente da APEMIP, sublinhando ainda que em Lisboa os preços atingiram valores que já "não estão ao alcance" de qualquer família.