Notícia
Airbnb aposta no luxo. Há ilhas privadas para arrendar
Airbnb Luxe é o nome da nova categoria onde a plataforma de alojamento local passa a apresentar as propriedades mais luxuosas, a par com vários extras que pretendem completar a experiência.
O site Airbnb adicionou às opções de alojamento o Airbnb Luxe, uma categoria que disponibiliza habitações de luxo e serviços premium associados, como um responsável pelo planeamento de itinerários ou chefs e massagistas.
O Airbnb Luxe promete "as casas mais extraordinárias do mundo". Além da hipótese de ocupar uma ilha na Polinésia Francesa, na capital britânica, por exemplo, há a opção de arrendar uma casa do século XIX renovada, perto do Kensington Palace. Na Suíça, um chalet em Mont Blanc. Os destinos abarcam os cinco continentes mas na Europa é Itália a dominar, com casas na Toscana, Sicília e Apúlia.
Para a primeira semana de agosto, o preço médio por noite do Airbnb Luxe é de 2.000 euros, mas as opções do site não põem um teto nos preços, deixando em aberto como limite máximo mais de 15.000 euros por noite.
No extremo mais dispendioso estará uma ilha privada na Polinésia Francesa, a Nukutepipi. Esta propriedade pode albergar até 52 hóspedes a serem distribuídos por 21 quartos, perante o pagamento de 49.999 euros por noite. Entre os funcionários disponíveis estão um capitão, um médico, coordenadores de atividades, um chef e terapeutas de massagens.
Esta é uma das características atribuídas ao Airbnb Luxe: o acesso a funcionários especializados, em particular a um designer de viagens, encarregado de planear uma viagem que sirva os gostos pessoais e exigências do cliente. Mordomo e motorista e cuidados infantis também podem ser contratados. Fora o staff, os serviços incluem a disponibilização logo à chegada de uma série de objetos ou alimentos requeridos pelo cliente.
Este investimento do Airbnb acontece já depois de o site ter adquirido uma plataforma canadiana de arrendamento de luxo em 2017, a Luxury Retreats International. De acordo com os dados apontados pela empresa de estudos de mercado Analytical Research Cognizance, citada pela CNBC, o mercado de viagens de luxo deverá valer 8,5 mil milhões de dólares em 2024, acima dos 5,2 mil milhões que estão estimados em 2019.