Notícia
Voltalia investe 26 milhões em projeto de hidrogénio verde no Carregado e Covilhã
Os dois projetos estão entre os 22 que foram selecionados pelo Fundo Ambiental. Destinam-se "ao mercado industrial e à mobilidade sustentável".
A Voltalia vai investir 26 milhões de euros em dois projetos de produção de hidrogénio verde perto do Carregado e na região da Covilhã, segundo o Eco.
De acordo com o country manager da empresa francesa, João Amaral, o hidrogénio "será essencial tanto para o mercado industrial quanto para a mobilidade sustentável".
Os dois projetos estão entre os 22 que foram selecionados pelo Fundo Ambiental. Em 83 milhões de euros, treze foram atribuídos à Voltalia para os projetos do Carregado e da Covilhã.
Explica o Eco que os projetos consistem na construção de duas centrais com a eletrólise da água alimentada por fontes 100% renováveis, como energia eólica e fotovoltaica. Alimentado com águas residuais tratadas, o hidrogénio será armazenado, injetado na rede nacional e depois distribuído pelos clientes.
A empresa francesa que opera desde 2016 em Portugal tem como objetivo manter-se acima dos 100 milhões de faturação por ano em Portugal, segundo avançou em maio ao Negócios o responsável pela operação em Portugal, João Amaral. "Já aconteceu em 2023 e espero que voltemos a ultrapassar este valor em 2024".
A Helexia, do mesmo grupo, está a investir de forma crescente em projetos de autoconsumo de energia solar.