Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Tribunal Europeu reduz multa de Bruxelas à Galp para 7,7 milhões

Bruxelas tinha condenado a companhia em 2007 a pagar uma multa por participação num cartel em Espanha, mas o tribunal decidiu reduzir a multa em 10%.

Miguel Baltazar/Negócios
21 de Janeiro de 2016 às 15:38
  • 1
  • ...
O Tribunal Europeu de Justiça (TEJ) decidiu hoje reduzir em 10% uma multa aplicada à Galp. A companhia portuguesa está agora condenada a pagar um total de 7,7 milhões de euros.

Esta multa tinha sido aplicada em 2007 pela Comissão Europeia a diversas empresas que participaram num cartel de betume em Espanha, material que é usado para fazer estradas. A multa total foi de 183,6 milhões de euros, dividada pelas empresas Galp, Repsol, BP e Nynäs.

Originalmente, a Galp foi condenada a pagar uma multa de 8,6 milhões de euros, mas a empresa recorreu da decisão o que levou o Tribunal Geral a reduzir a multa em 4% para 8,2 milhões em Setembro de 2013, apontando que Bruxelas tinha "falhado em estabelecer a participação das empresas no sistema de monitorização e no mecanismo de compensação".

A decisão de hoje anula o corte de 4% e impõe um corte superior à multa de Bruxelas. O Tribunal Europeu de Justiça, instância superior, considerou assim que o corte extra era devido porque a Galp tinha participado no cartel de uma "forma mais limitada".

Esta instância apontou também que a Comissão Europeia não tinha conseguido provar que a empresa agora liderada por Carlos Gomes da Silva participou no sistema de monitorização e no mecanismo de compensação do cartel. E argumentou que a empresa merecia uma redução maior da multa devido à sua pequena quota de mercado, que não iria conseguir causar "danos significativos na concorrência".

Contactada pelo Negócios, a Galp não comentou a decisão. Quando foi inicialmente condenada por Bruxelas, em 2007, a petrolífera considerou a "condenação totalmente desproporcionada". E sublinhou que a empresa "nunca participou no cartel, e desde sempre manteve uma política comercial autónoma, que contribuiu positivamente para o desenvolvimento de condições de competitividade no mercado espanhol".
Ver comentários
Saber mais Tribunal Europeu de Justiça Comissão Europeia Espanha Galp Repsol BP Tribunal Geral Bruxelas energia betume
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio