Notícia
Shell compra BG Group por 47 mil milhões de libras
A empresa resultante da fusão, liderada pelo CEO da Shell Ben van Beurden, terá um valor de mercado equivalente a duas vezes o tamanho da BP e superior ao da Chevron. As acções do BG Group estão a disparar quase 37%.
A Royal Dutch Shell acordou esta quarta-feira, 8 de Abril, a compra do BG Group por 47 mil milhões de libras (cerca de 64,2 mil milhões de euros) em dinheiro e acções, o que representa o maior negócio da indústria de gás e petróleo da última década, avança a Bloomberg.
A Shell vai pagar 383 pence em dinheiro mais uma percentagem das acções por cada título do BG Group, o que equivale a cerca de 1.367 pence por acção. Este montante atribui ao BG Group um valor de mercado de cerca de 47 mil milhões de libras, representando um prémio de cerca de 50% tendo em conta o valor de fecho das acções na sessão de ontem (910,40 pence).
A empresa resultante da fusão, liderada pelo CEO da Shell Ben van Beurden, terá um valor de mercado equivalente a duas vezes o tamanho da BP e superior ao da Chevron.
A Shell, que luta para recuperar do pior desempenho da sua produção em 17 anos, vai aumentar as suas reservas de petróleo e gás natural em 28% com a fusão e herdar uma equipa de gestão que conquistou um nicho único no gás natural liquefeito, ou LNG.
A nova empresa será o maior produtor de LNG entre as companhias internacionais de petróleo, e o gás é uma componente "muito importante" do negócio, afirmou o CEO da Shell Van Beurden numa conference call, citado pela Bloomberg.
As acções do BG Group estão a disparar 36,75% para 1.245 pence, enquanto a Shell perde 1,88% para 28,16 euros.