Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Reino Unido dá “luz verde” para construção de central nuclear de 21 mil milhões

A nova central em Hinkley Point terá investidores franceses e chineses. Para contrariar as críticas, o Reino Unido responde com uma nova legislação que garante maior controlo em caso de futuras alienações.

1. Theresa May, primeira-ministra do Reino Unido
Reuters
15 de Setembro de 2016 às 09:08
  • 2
  • ...

O governo do Reino Unido aprovou a construção de uma nova central nuclear em Hinkley Point. O anúncio foi feito esta quinta-feira, 15 de Setembro.

O projecto está avaliado em 18 mil milhões de libras (21 mil milhões de euros) e será financiado pela empresa de energia francesa EDF e pela China.


Em Julho, após a votação no "Brexit" ditar que ocupasse o cargo de primeira-ministra britânica, Theresa May (na foto) colocou este plano em suspenso para avaliar sobretudo a questão dos custos e a presença dos investidores chineses no negócio.


As implicações diplomáticas em caso de recusa terão pesado forte nesta decisão que lança o primeiro novo projecto de energia nuclear no Reino Unido desde 1995, recorda a imprensa britânica.


Contudo, Theresa May e a sua equipa impuseram "novas salvaguardas significativas" para os futuros projectos nesta área da energia. O Estado britânico terá poder para intervir caso a EDF decida alienar a sua participação quando o projecto referido estiver operacional.


O modelo será aplicado em investimentos que se sigam, mesmo que protagonizados por outros operadores. O executivo fala de um "novo enquadramento legal para futuros investimentos estrangeiros em infra-estruturas críticas do Reino Unido".

Ver comentários
Saber mais Reino Unido Hinkley Point Theresa May EDF economia negócios e finanças energia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio