Notícia
Portugal tem reservas de combustíveis para três meses, garante Governo
Secretária de Estado da Energia assegura que Portugal está seguro em termos energéticos. Reservas de segurança do país correspondem a cerca de 50% dos stocks totais para o gás e combustíveis, e estão em máximos. Governo destaca necessidade de maior aposta nas renováveis.
O Governo garante que Portugal tem reservas para três meses em combustíveis, avança esta quarta-feira o Jornal Económico. A garantia de segurança energética do país é dada pela secretária de Estado da Energia, Maria João Pereira, após o ataque do Irão a Israel e o consequente aumento do preço do petróleo.
"Temos reservas para três semanas em gás natural e mais de três meses em combustíveis. Neste aspeto, os portugueses podem ficar tranquilos", revela a secretária de Estado, com base nos dados da Entidade Nacional para o Sector Energético (ENSE), a gestora das reservas nacionais. As reservas de segurança do país são de cerca de 50% dos stocks totais para o gás e combustíveis, e Portugal tem as reservas no máximo.
Com o conflito no Médio Oriente a ganhar escala, Maria João Pereira defende que a "segurança de abastecimento é crucial para a Europa" e Portugal tem feito um caminho nesse sentido. "As renováveis têm um papel importante na segurança de abastecimento. É preciso fazer enormes esforços para garantir esta segurança", frisa.
O petróleo disparou mais de 5% na tarde de terça-feira com o ataque do Irão a Israel.