Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Portugal é o 8º país com a gasolina mais cara da Europa

A gasolina 95 simples é vendida mais barata no Leste europeu (a Polónia bate o recorde) e mais cara nos Países Baixos, Finlândia, Dinamarca, Alemanha e Grécia.

Neste cenário, os governos pontapeiam as metas climáticas e apoiam o investimento em combustíveis fósseis, para combater a inflação e o risco de agitação social enquanto repensam o caminho para um futuro baixo em carbono.

Apercebendo-se da subida dos preços das matérias-primas e do risco de um desastre económico devido ao calendário irrealista para a transição energética, os decisores políticos dão mais importância a sustentar a economia a curto prazo do que a salvar o ambiente a longo prazo.

Durante cinco anos, os Governos aliviam a burocracia no que toca ao investimento na produção de petróleo e durante dez anos flexibilizam os processos para a produção de gás natural, para incentivar os produtores a assegurarem abastecimentos adequados e preços razoáveis, colmatando assim a lacuna entre a energia disponível no presente e a energia limpa prevista para o futuro.
Pedro Brutt Pacheco
18 de Maio de 2022 às 15:34
  • ...
Portugal é o 8º país da União Europa com os preços mais caros na gasolina 95 simples, revela o Boletim de Preços UE-27 dos Combustíveis relativo ao primeiro trimestre de 2022 apresentado esta quarta-feira pela ERSE.

O documento mostra que os preços médios de venda nacionais são mais altos do que a média dos 27 Estados-membros.

Sem impostos, estes preços médios da gasolina são 2,5 cêntimos por litro inferiores aos praticados em Espanha. No entanto, somando a carga fiscal aplicada em Portugal (54%), diz a ERSE, isso justificou a menor competitividade dos preços no contexto da Península Ibérica.
 
Na UE, o preço da gasolina aumentou 9,7 cêntimos por litro do 4º trimestre de 2021 para o 1º trimestre de 2022, revela ainda o boletim do regulador. 

A gasolina é vendida mais barata no Leste europeu (Polónia bate o recorde) e mais cara nos Países Baixos, Finlândia, Dinamarca, Alemanha e Grécia, assim como Suécia, Itália, Portugal e França.

Já no gasóleo simples, Portugal ocupa o 10º lugar com os preços mais caros da UE, também acima dos valores médios europeus. Face a Espanha, e descontando os impostos, os preços são praticamente iguais nos dois lados da fronteira. Com carga fiscal, o gasóleo torna-se então 17 cêntimos por litro mais caro do que em Espanha. 

Na UE, o diessel aumentou 13,4 cêntimos/litro do 4.º trimestre de 2021 para o 1.º trimestre de 2022. 

O preço mais baixo do gasóleo até março de 2022 observou-se em Malta e o mais alto verificou-se na Suécia, verificando-se uma diferença de 941 cêntimos/litro entre o preço mais baixo e o preço mais alto.

No Leste da UE, a Hungria praticou o preço mais baixo.


Ver comentários
Saber mais ERSE economia negócios e finanças União Europa combustíveis
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio