Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Gasolina em Portugal é a quinta mais cara da Europa. Sem impostos, seria mais barata que em Espanha

No terceiro trimestre, o Preço Médio de Venda (PMV) sem impostos da gasolina aumentou 5,4 cêntimos na União Europeia, segundo a ERSE. Em Portugal, os preços estão acima da média da UE. Sem impostos, a gasolina seria mais barata do que no país vizinho.

Em Portugal, os combustíveis estão 16% mais caros do que da última vez que o petróleo esteve nos atuais valores, em outubro de 2018.
Cátia Barbosa
09 de Novembro de 2021 às 12:11
  • 6
  • ...
No terceiro trimestre, Portugal registou o quinto Preço Médio de Venda (PMV) da gasolina 95 simples mais alto da União Europeia. Segundo o boletim publicado esta terça-feira pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), o preço médio com impostos foi de 1,671 euros em Portugal, enquanto a UE fechou o trimestre com um preço médio de 1,417 euros. Em Espanha, o preço médio da gasolina com impostos foi de 1,454 euros. 

Olhando para os valores sem impostos, Portugal continua acima da média da UE, mas abaixo de Espanha. Segundo a ERSE, a carga fiscal aplicada em Portugal, que ascende a 59%, "justificou a menor competitividade dos preços no contexto da Península Ibérica". Em Espanha, a carga fiscal sobre a gasolina é de 51%. A média da UE é de 55%. 

O PMV sem impostos da gasolina aumentou 5,4 cêntimos por litro na UE no terceiro trimestre. 

Segundo a análise da ERSE, entre agosto e setembro, "Portugal apresentou um preço médio de venda e um preço médio antes de impostos superiores aos valores médios verificados na UE-27, na ordem dos 22 cent/l e 5 cent/l, respetivamente".

A análise incidiu com mais detalhe em oito países, dos quais Espanha se destaca por ter o preço médio de venda mais baixo da gasolina. O valor chega a ser 25 cêntimos mais baixo do que o praticado em Portugal. No entanto, retirando a carga fiscal, o preço médio da gasolina em Portugal é um cêntimo mais barato do que no país vizinho. 

No período em causa, Espanha registou a menor carga fiscal dos oito países analisados em detalhe. Em relação a Portugal, a diferença é de oito pontos percentuais. 

Acima de Portugal na tabela dos preços mais elevados ficaram os Países Baixos, Dinamarca, Finlândia e Grécia. A Bulgária registou o preço mais baixo. 

No que toca ao gasóleo, Portugal registou um preço médio de 1,457 euros, que compara com os 1,337 praticados na UE, e com os 1,268 registados em Espanha. Também aqui a carga fiscal justifica a diferença. Sem impostos, refere a ERSE, "os preços médios nacionais encontram-se alinhados aos do país vizinho". No ranking da UE, Portugal fica no sexto lugar dos preços mais elevados. 

Já no GPL Auto, o preço médio praticado foi mais baixo do que em Espanha. Face à UE, o PMV nacional foi superior em quatro cêntimos por litro. Sem impostos, os preços nacionais estão quatro cêntimos abaixo da média europeia.
Ver comentários
Saber mais gasolina preços erse comissão europeia impostos gasóleo
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio