Notícia
Norte chumba gasoduto da REN no Douro
A protecção da paisagem do Alto Douro Vinhateiro, reconhecida como património mundial pela UNESCO, é o motivo para o chumbo. Ainda falta outro parecer para que a Agência Portuguesa do Ambiente possa tomar a decisão final.
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte (CCDRN) chumbou o projecto para o gasoduto que a REN pretende construir com passagem pelo Douro, escreve o jornal Público desta quarta-feira, 23 de Agosto.
O gasoduto com ligação entre Celorico e Vale de Frades rasgaria, numa extensão de 35 quilómetros, a paisagem do Alto Douro Vinhateiro, reconhecida como património mundial pela UNESCO.
A CCDRN considera que o gasoduto iria criar uma "cicatriz" nos concelhos da Meda, Foz Côa, Moncorvo e Alfândega da Fé, acrescenta o Público. A intenção seria uma ligação à rede de gás espanhola.
O Público explica que falta ainda o parecer da Direcção-Geral do Património Cultural – que chega em Setembro - para que a Agência Portuguesa do Ambiente possa decidir se realiza o estudo de impacto ambiental indispensável ao licenciamento da obra. Contudo, os sinais recolhidos até agora apontam para que a obra não avance.