Notícia
Incêndios: Mação e Gavião continuam a ser os casos mais preocupantes
Três incêndios rurais estavam a ser combatidos cerca das 8 horas deste sábado, por mais de dois mil homens, a maioria concentrada nos concelho de Mação (Santarém) e de Gavião (Portalegre), segundo a Protecção Civil.
De acordo com a informação da página de internet da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), estava activo e com duas frentes o incêndio de Gavião, que teve início cerca das 17 horas de quinta-feira, estando a ser combatido por 542 operacionais e 163 meios terrestres.
Em Mação, mantinha-se esta manhã activo o incêndio com uma frente, sendo o combate das chamas feito por dois meios aéreos, 772 homens e 233 veículos.
Já o incêndio que deflagrou na sexta-feira em Alfândega da Fé, no distrito de Bragança, foi extinto esta madrugada, segundo a Protecção Civil.
O fogo, que começou na localidade de Soeima às 20:55 de sexta-feira, entrou em conclusão às 05:32 deste sábado, disse à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Bragança.
No local estão ainda 97 operacionais, apoiados por 41 meios terrestres.
De acordo com a ANPC, um fogo considerado "em conclusão" significa um "incêndio extinto, com pequenos focos de combustão dentro do perímetro do incêndio".
Calor coloca 15 distritos do continente sob aviso amarelo
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou até segunda-feira 15 distritos do continente em "aviso amarelo" devido ao calor, e quatro zonas da Madeira também devido ao calor e ao vento, que se manterão até domingo.
A persistência de valores elevados da temperatura máxima no continente foi o motivo de avisos nos distritos Bragança, Viseu, Évora, Guarda, Faro, Vila Real, Setúbal, Santarém, Lisboa, Leiria, Beja, Castelo Branco, Coimbra, Portalegre e Braga, mantendo-se o aviso até as 21 horas de segunda-feira.
Na Madeira, foi também o vento quente o motivo dos avisos amarelos em Porto Santo, regiões Montanhosas, Costa Norte e Costa Sul, mas nesta última também devido ao vento com rajadas até 80 quilómetros por hora. Na Madeira, os avisos mantêm-se até às 21 horas de domingo.