Notícia
Martifer conclui projecto de energia solar na Ucrânia
A empresa portuguesa instalou em três meses uma central fotovoltaica de 8 megawatts 300 quilómetros a sudoeste de Kiev, no que classifica como "um dos projectos mais desafiantes" que a Martifer já construiu na Ucrânia.
A Martifer construiu um novo parque solar fotovoltaico na Ucrânia, integrado numa carteira de empreendimentos construídos para a empresa Rengy Development e que totaliza uma capacidade instalada de 29 megawatts (MW).
O novo parque tem 8 MW de potência e situa-se 300 quilómetros a sudoeste de Kiev, tendo sido construído em três meses, de acordo com um comunicado da Martifer Solar.
A empresa refere que este parque "representa um dos projectos mais desafiantes que a empresa concluiu com sucesso no país até à data", num contexto especialmente complicado ao nível político e económico.
"Este novo parque de 8 MW é um marco importante para a equipa, demonstrando de forma clara a capacidade da nossa empresa de se adaptar e gerir projectos complexos em condições extremas. Além disso, este projecto solar é um dos primeiros da sua dimensão a satisfazer os requisitos de contratação local em vigor no país", refere Francisco Queirós, director da Martifer Solar na Ucrânia.
O parque é o sexto projecto fotovoltaico que a Martifer constrói na Ucrânia para a Rengy Development, somando 29 MW de capacidade instalada desde Agosto de 2012.
Segundo a Martifer Solar, o empreendimento de Shargorod deverá produzir cerca de 9,2 GWh/ano de electricidade, que evitará a emissão anual de 3.855 toneladas de dióxido de carbono e produzirá energia suficiente para fornecer mais de 11 mil habitantes.