Notícia
Marques Mendes: Fusão da Gas Natural com a EDP recebeu um não dos chineses
Luís Marques Mendes, no seu habitual espaço de comentário na SIC, disse que a estratégia espanhola de fusão da Gas Natural com a EDP está "condenada ao fracasso".
Luís Marques Mendes diz que os espanhóis da La Caixa, donos da Gas Natural, receberam um não da China Three Gorges como resposta à sua proposta de fusão entre aquela empresa e a EDP.
No seu comentário semanal na SIC, diz que o líder do La Caixa, Isidro Fainé, "foi à China cheio de entusiasmo e regressou da China relativamente conformado com um não dos chineses". Por isso, adiantou, "o mais provável é que a estratégia espanhola esteja já condenada ao fracasso".
Segundo Luís Marques Mendes, o que está em causa são duas estratégias radicalmente diferentes para a EDP, sendo que a melhor é assentar o crescimento da eléctrica através da liderança chinesa.
"Com liderança chinesa, a EDP não seria vendida a ninguém nem se fundiria com ninguém, mas iria crescer, e muito, através de uma aposta dos chineses em termos de participação e de novas responsabilidades", afirmou Luís Marques Mendes.