Notícia
Governo suspende apoio de 10 euros para compra de botija de gás
Suspensão da medida tem levado várias famílias a pedir ajuda às juntas de freguesia. Juntas estão a adiantar apoios correndo o risco de não os reaver. Governo não confirma se a medida vai regressar este ano nem se terá retroativos a janeiro.
Desde o início do ano, o programa "Bilha Solidária", que visa apoiar famílias carenciadas na compra de gás engarrafado, está suspenso, o que tem levado várias famílias a pedir ajuda às juntas de freguesia que têm adiantado o apoio correndo o risco de não o reaver, avança esta quinta-feira o Jornal de Notícias.
Em causa está o apoio de 10 euros que era até então dado pelo Governo às famílias mais pobres para comprarem botijas de gás. O pagamento era feito em numerário no momento da apresentação do comprovativo de compra da botija de gás e após confirmação da elegibilidade. O reembolso chegou a ser feito nos balcões CTT, mas agora está a cabo das juntas de freguesia, onde não têm parado de chegar pedidos de ajuda.
O Ministério do Ambiente e Energia não confirma se a medida vai regressar este ano nem se terá retroativos a janeiro. Há, no entanto, ainda 1,3 milhões de euros de verbas do ano passado para distribuir.