Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Gás natural vai descer mais de 10% para todos os consumidores a partir de 1 de Julho

O regulador confirmou que as tarifas do gás no mercado regulado vão descer 13%. Mas as famílias no mercado livre também vão ver os preços descer 11% devido à redução nas tarifas de acesso à rede.

Bloomberg
15 de Junho de 2016 às 17:00
  • 7
  • ...
A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) confirmou a descida de 13,3% nos preços de gás natural no mercado regulado a partir de 1 de Julho.

Os preços vão assim descer 13,3% para as famílias e pequeno comércio. O gás na pequena indústria vai sofrer uma redução de 14,6%, enquanto a grande indústria sofre uma redução de 20,2%, confirmou a ERSE esta quarta-feira, 15 de Junho.

Esta descida nos preços vai ter lugar no mercado regulado de gás natural, que abrange cerca de 400 mil clientes em Portugal. Por seu turno, o mercado liberalizado já conta com um milhão de consumidores, o que representa 84% do consumo total anualizado de gás canalizado. No mercado liberalizado, existiam propostas comerciais com um desconto de 9% face ao mercado regulado no primeiro trimestre deste ano.

É de destacar que os clientes do mercado liberalizado também vão sofrer uma redução dos preços do gás natural em 11,4%. É que as tarifas de acesso às redes para consumidores domésticos e pequeno comércio vão descer 19,1%, o que vai provocar a referida descida de 11,4% na factura das famílias. Já os clientes da pequena e da grande indústria vão sofrer descidas na factura de 11,7% e de 9%, respectivamente, devido a esta redução nas tarifas de acesso à rede.

"Estas tarifas são aplicadas directamente aos comercializadores que as transmitem aos consumidores finais nas facturas de fornecimento. Assim, a redução apresentada reflectir-se-á nas tarifas praticadas pelos comercializadores a actuar no mercado liberalizado", aponta o regulador.

A redução foi confirmada pelo Conselho de Administração do regulador de energia, depois do aval dado pelo Conselho Tarifário do regulador, órgão consultivo constituído por empresas energéticas, associações de consumidores e indústria.

Gás natural vai descer 18% no acumulado do ano

Esta vai ser a segunda descida do gás natural este ano. A primeira teve lugar a 1 de Maio quando as tarifas recuaram 6,1% para os consumidores domésticos, 7,5% para a pequena indústria e 10,2% para os industriais.

No acumulado deste ano, as tarifas terão descido 18,6% para os clientes domésticos e pequeno comércio, 21,1% para a pequena indústria e 28,4% para os industriais.

Mas porque é que os preços do gás natural desceram? Uma das razões foi a descida do preço do petróleo no segundo semestre de 2015, que tem reflexo no custo actual de aquisição do gás natural.

Também a estabilização na procura de gás natural, principalmente ao nível da alta pressão, "teve igualmente um efeito positivo em termos tarifários", explica a ERSE, "designadamente na recuperação pelas tarifas de acesso dos custos das infraestruturas, que são principalmente fixos".

O regulador destaca, no entanto, a diminuição dos custos das infraestruturas "tanto ao nível dos custos de exploração como ao nível dos custos de investimento". Esta redução decorre de alterações regulatórias que influenciaram os custos de exploração, como a revisão dos níveis de proveitos permitidos às empresas e as metas de eficiência.
Ver comentários
Saber mais Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos ERSE Conselho de Administração Conselho Tarifário energia gás natural gás
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio