Notícia
Gas Natural muda sede de Barcelona para Madrid
A empresa energética Gas Natural vai instalar “temporariamente” a sua sede em Madrid, deixando Barcelona. A decisão foi aprovada esta sexta-feira pela administração, devido aos receios de que a Catalunha declare a sua independência face a Espanha.
A Gas Natural Fenosa, empresa energética liderada por Isidro Fainé, decidiu transferir "temporariamente", a sua sede de Barcelona para Madrid, noticia o diário espanhol Expansión. A decisão foi tomada esta sexta-feira, 6 de Outubro, numa reunião extraordinária do conselho de administração.
A decisão da empresa - cujo maior accionista é a Fundação La Caixa, também maior investidor do CaixaBank - surge devido aos receios de que a Catalunha declare a independência unilateral face a Espanha. E acontece um dia depois de o Banco Sabadell ter aprovado a mudança da sua sede de Barcelona para Alicante.
De acordo com Expansión, há outras empresas que estão ponderar tomar decisões idênticas. A administração do CaixaBank, dono do BPI, também reuniu esta sexta-feira para avaliar a transferência da sua sede para Palma de Maiorca, nas Ilhas Baleares. A decisão anunciada na trade desta sexta-feira refere que a mudança será para Valência.
Para facilitar estas transferências, o Governo espanhol aprovou esta sexta-feira, 6 de Outubro, um decreto que facilitará a transferência da sede social das empresas da Catalunha para outras regiões do país. A partir deste momento, as empresas que pretendam mudar de região poderão fazê-lo com uma decisão aprovada pelo conselho de administração, em vez de terem de reunir a assembleia-geral de accionistas, processo que acabaria por atrasar a mudança, como acontecia até aqui.
(Notícia actualizada às 17:45 com informação sobre a mudança da sede do CaixaBank para Valência)