Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Galp vende participação em projeto de gás natural em Moçambique por quase 600 milhões

A maior empresa petrolífera dos Emirados Árabes Unidos acordou com a Galp a compra dos ativos "upstream" na bacia do Rovuma em Moçambique.

Em Moçambique a Galp tem interesses ligados ao gás na Área 4, localizada na bacia de Rovuma, em Cabo Delgado.
Pedro Elias
  • ...
A Galp vendeu a sua participação de 10% da concessão de ativos de exploração e produção, conhecidos como "upstream", da área 4 da bacia do Rovuma em Moçambique à Abu Dhabi National Oil Company (Adnoc). A informação foi comunicada pela petrolífera à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) esta quarta-feira.

"A área quatro inclui a Colar South FLNG, em operações desde 2022, bem como os prospetivos desenvolvimentos 'onshore' Coral North FLNG e Rovuma LNG, que se espera que sejam sancionados durante 2024 e 2025", pode ler-se.

Uma vez que o negócio esteja completo, a Galp vai receber cerca de 650 milhões de dólares (598,6 milhões de euros, ao câmbio atual) pelas suas ações e empréstimos acionistas, líquido de impostos. "Até à data de referência da transição (31 de dezembro de 2023), os passivos de locação eram de 525 milhões de dólares", indica ainda a petrolífera.

Dois pagamentos adicionais de 100 milhões de dólares e 400 milhões poderão ser realizados quando for conhecida a decisão de investimento final tanto na Coral North como no Rovuma LNG, respetivamente.

A transação está ainda sujeita a aprovação regulatória e é esperado que fique concluída em 2024.
Ver comentários
Saber mais Area 4 Rio Rovuma Galp Gás natural Ações Indústria do petróleo e do gás
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio