Notícia
Galp estuda investimento de 500 milhões no hidrogénio verde
A Galp tem em avaliação a viabilidade de um novo investimento em Sines para produção de hidrogénio verde no âmbito da segunda fase da descarbonização da refinaria de Sines.
A Galp tem em estudo um investimento de 500 milhões de euros para construir 200 megawatts (MW) de capacidade de eletrólise para produzir hidrogénio verde, adianta esta terça-feira o jornal económico.
Em causa está a segunda fase do programa de descarbonização da refinaria da companhia em Sines, distrito de Setúbal, que é a maior consumidora de hidrogénio em Portugal.
Este é, no entanto hidrogénio cinzento, ou seja, produzido via combustíveis fósseis e o objetivo da empresa é ir gradualmente passando para o verde, este já produzido a partir de energias renováveis.
A meta, escreve o Jornal Económico, é que a decisão seja tomada até 2026, estando entretanto em curso os estudos sobre a viabilidade do projeto, explica o jornal, que cita Sérgio Goulart Machado, diretor da área de hidrogénio da Galp.
"Esse foi o pressuposto que levámos para os leilões, mas não temos essa obrigação. Já demos um primeiro passo bastante grande com os 100 megawatts. Estamos a trabalhar para a fase dois, que são à volta de 200 megawatts" explicou o responsável.