Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Galp e Northvolt esperam investir 700 milhões e criar 1500 empregos com refinaria de lítio

A Galp e a sueca Northvolt vão avançar em conjunto no desenvolvimento de uma instalação de conversão de lítio. A operação comercial do projeto "Aurora" deverá arrancar em 2026.

Mário Cruz/Lusa
14 de Dezembro de 2021 às 09:42
  • 6
  • ...
A Galp e os suecos da Northvolt vão avançar em conjunto no desenvolvimento de uma refinaria de lítio em Portugal. O projeto "Aurora", apresentado esta terça-feira pelas duas empresas em Lisboa, "poderá representar um investimento estimado de 700 milhões de euros e criar 1.500 empregos diretos e indiretos", com base em projetos semelhantes, refere a energética. 

A decisão final de investimento ainda não ocorreu, uma vez que as duas empresas estão nesta altura a realizar os estudos técnicos e económicos necessários, bem como a analisar várias possíveis localizações para a unidade industrial, que poderá ser a norte ou sul do país. 

No entanto, a Galp e a Northvolt esperam que as operações tenham início até 2025, e que as operações comerciais arranquem em 2026. 

A joint venture terá uma participação de 50/50, e pretende criar "a maior e mais sustentável fábrica de conversão de lítio da Europa".

Terá uma capacidade de produção anual de até 35.000 toneladas de hidróxido de lítio, o que poderá equipar 700 mil veículos por ano, ou 50 GWh de baterias. 

A Northvolt garantirá o consumo de até 50% da capacidade da fábrica para uso nas suas próprias baterias. 

As opções de financiamento do projeto, que é candidato aos fundos do PRR, estão a ser "exploradas" pela joint venture, "no âmbito da transição energética, de modo a reforçar o desenvolvimento do projeto". 

"A unidade utilizará um processo de conversão comprovado, aproveitando as recentes melhorias de processos e tecnologias para aumentar a sustentabilidade e eficiência. Além disso, a JV ambiciona utilizar energia verde no processo de conversão, minimizando assim, ou até evitando, a dependência do gás natural como acontece na abordagem convencional", refere a Galp. 

Para Andy Brown, CEO da energética, "esta é uma oportunidade única para reposicionar a Europa como líder numa indústria que será vital para reduzir as emissões globais de CO2, de acordo com as prioridades europeias e portuguesas em matéria de alterações climáticas".

Já Paolo Cerruti, co-Fundador e COO da Northvolt, destaca que "o desenvolvimento de uma indústria europeia de fabrico de baterias proporciona uma tremenda oportunidade económica e social para a região". 

A joint venture com a Galp representa "um grande investimento nesta área, e posicionará a Europa não só com um caminho para o fornecimento doméstico de materiais-chave necessários no fabrico de baterias, mas também com a oportunidade de estabelecer um novo padrão de sustentabilidade no aprovisionamento de matérias-primas", conclui.
Ver comentários
Saber mais galp northvolt refinaria lítio aurosa andy brown
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio