Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Galp aponta “importante descoberta comercial” na Namíbia

A petrolífera concluiu a primeira fase do projeto Mopane na Namíbia e os dados indicam para forte potencial. As reservas podem chegar a 10 mil milhões de barris de hidrocarbonetos.

Paulo Ribeiro Pinto paulopinto@negocios.pt 21 de Abril de 2024 às 15:34

A Galp terminou a primeira fase do projeto Mopane de exploração na Namíbia e as perspetivas apontam para uma "importante descoberta comercial", de acordo com um comunicado enviado este domingo à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Em causa está o poço Mopane cujas operações de teste tiveram "sucesso", seguindo-se à descoberta de janeiro. "O poço Mopane-1X descobriu, em janeiro, colunas de petróleo significativas contendo petróleo leve" num "reservatório de alta qualidade". "A sonda deslocou-se então para o poço Mopane-2X onde, em março, foram descobertas colunas significativas de petróleo leve (…) de alta qualidade.

De acordo com as informações comunicadas ao mercado, as descobertas "posicionam potencialmente Mopane como uma importante descoberta comercial. Só no complexo de Mopane e antes de perfurar poços adicionais de exploração e avaliação, as estimativas de hidrocarbonetos no local de hidrocarbonetos no local são de 10 mil milhões de barris de petróleo equivalente, ou mais", refere a petrolífera.

A empresa vai agora atualizar os dados para avaliar o potencial. "O modelo servirá de base para refinar o plano de perfuração a curto prazo da Galp para continuar a explorar, avaliar e desenvolver o complexo de Mopane", conclui.

A petrolífera lidera o consórcio que explora o campo de Mopane, com uma participação de 80%. Os restantes 10% estão divididos entre a Namcor e a Custos, com 10% cada.

Caldeirão da Bolsa Para participar no tópico de discussão dedicado à Galp clique aqui.
Ver comentários
Saber mais Galp Namíbia petróleo
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio