Notícia
Galp vende projetos petrolíferos em Angola por 830 milhões de dólares
A petrolífera chegou a acordo com a angolana Somoil - Sociedade Petrolífera Angolana S.A. para a venda dos seus ativos de upstream - exploração e produção - em Angola. A empresa liderada por Filipe Silva espera encaixar 830 milhões de dólares com a alienação.
A Galp acordou a vendea dos seus ativos de upstream - exploração e produção petrolífera - em Angola à Somoil - Sociedade Petrolífera Angolana S.A., informou esta segunda-feira a petrolífera portuguesa liderada por Filipe Silva.
A alienação deverá gerar um encaixa de cerca de 830 milhões de dólares (777,2 milhões de euros ao câmbio atual), líquido dos impostos de mais valias. A empresa detalha que 655 milhões de dólares (613,4 milhões de euros) deverão ser recebido na conclusão do acordo - que é esperada na segunda metade deste ano - e os restantes 175 milhões de dólares (163,8 milhões de euros) em pagamentos contingentes a efetuar em 2024 e 2025, dependendo do preço do petróleo Brent.
Os ativos incluídos na transação são no Bloco 14 (detido a 9% pela Galp): Tombua e Landana; BBLT - Benguela, Belize, Lobito e Tomboco; Kuíto; Vloco 14K (detido a 4,5% pela Galp): Lianzi; Bloco 32 (detidos a 5% pela Galp): Kaombo (operacional) e CNE (em desenvolvimento).