Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Ex-ministro do Ambiente cria nova consultora de sustentabilidade Shiftify

De acordo com as informações do seu perfil da rede social Linkedin, Duarte Cordeiro é "partner" desta consultora ("a tempo inteiro") desde o mês de junho. 

02 de Agosto de 2024 às 11:58
  • 6
  • ...

Foi através da rede social profissional Linkedin que o ex-ministro do Ambiente e Ação Climática, Duarte Cordeiro, anunciou as mais recentes novidades da sua carreira: "Gostaria de partilhar que estou a começar no meu novo cargo de sócio da Shiftify - Consultoria em estratégias de sustentabilidade".

De acordo com as informações do seu perfil, o antigo governante é "partner" desta consultora ("a tempo inteiro") desde o mês de junho. 


"Focado na estratégia das empresas, procurando conciliar os caminhos da sustentabilidade ambiental com a valorização económica e diversificação dos negócios, em especial em setores mais difíceis de descarbonizar. Promover políticas públicas para acelerar a transição e adaptar a cultura corporativa para uma nova economia mais verde, em particular em países de língua oficial portuguesa", pode ler-se na descrição do cargo que agora ocupa, poucos meses depois de ter deixado o ministério do Ambiente e Ação Climática do anterior Governo socialista de António Costa.

Foi em abril que, na mesma rede social, Duarte Cordeiro assinalou o seu último dia como governante, na Rua do Século. "Hoje é o último dia em que desempenho as funções de Ministro do Ambiente e da Ação Climática, para as quais fui nomeado há dois anos. Foi uma enorme honra e privilégio servir o meu país e os portugueses como ministro, mas também como Secretário de Estado Adjunto do Primeiro-ministro e Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, nos vários Governos liderados pelo Primeiro-ministro António Costa, a quem agradeço a confiança que depositou em mim", escreveu nessa altura, agradecendo aos vários secretários de Estado que trabalharam com ele: Ana Fontoura Gouveia, Jorge Delgado, João Paulo Catarino, Hugo Pires e João Galamba.

Para quem o seguiu, neste caso a social-democrata Maria da Graça Carvalho, deixou uma mensagem também: "A humanidade vive um enorme desafio com as alterações climáticas e a perda da biodiversidade, sentindo já o efeito de fenómenos climáticos extremos. Só a ação urgente dos várias países permitirá evitar que o aquecimento global atinja um ponto de não retorno com consequências desastrosas para o nosso futuro. Estou certo que o caminho que prosseguimos tem de continuar. Um abraço a todos e até breve". 

Nestes últimos meses assinalou a masterclass em que participou sobre políticas públicas na academia Próxima Geração, na qual debateu os processos e o contexto que levaram às propostas da criação do Mercado Voluntário de Carbono e à Reforma da Propriedade Rústica em Portugal, e também o convite que recebeu para dar uma aula a alunos do 2.º ano de vários cursos da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa sobre "Economia e Descarbonização", na qual falou das opções do país para o seu roteiro da Neutralidade Carbónica (até 2045) e para o Plano Nacional de Energia e Clima (2030)

"Ao contrário do que mentes mais conservadoras nos querem convencer, as estratégias mais ambiciosas para a descarbonização coincidem com as que têm maior impacto económico para o país, para o seu crescimento, para a fixação de indústria, para atração de investimento e para a criação de emprego. O nosso país terá um futuro mais atrativo se souber aproveitar os seus recursos naturais e se mantiver o rumo de ambição climática", escreveu.

Depois de João Galamba ter anunciado também no Linkedin o seu novo cargo de "executive advisor" na consultora de energia Enline Energy Solutions, e de Nuno Lacasta ter deixado a Agência Portuguesa do Ambiente no final de janeiro de 2024 para trabalhar como consultor freelancer em ambiente e sustentabilidade, agora é a vez de Duarte Cordeiro no mundo da consultoria. 

Ver comentários
Saber mais Política Políticas ambientais Ambiente Alterações climáticas Duarte Cordeiro João Galamba António Costa Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa Agência Portuguesa do Ambiente Hugo Pires Ana Fontoura Gouveia Portugal
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio