Notícia
Ex-ministro do Ambiente cria nova consultora de sustentabilidade Shiftify
De acordo com as informações do seu perfil da rede social Linkedin, Duarte Cordeiro é "partner" desta consultora ("a tempo inteiro") desde o mês de junho.
Foi através da rede social profissional Linkedin que o ex-ministro do Ambiente e Ação Climática, Duarte Cordeiro, anunciou as mais recentes novidades da sua carreira: "Gostaria de partilhar que estou a começar no meu novo cargo de sócio da Shiftify - Consultoria em estratégias de sustentabilidade".
De acordo com as informações do seu perfil, o antigo governante é "partner" desta consultora ("a tempo inteiro") desde o mês de junho.
"Focado na estratégia das empresas, procurando conciliar os caminhos da sustentabilidade ambiental com a valorização económica e diversificação dos negócios, em especial em setores mais difíceis de descarbonizar. Promover políticas públicas para acelerar a transição e adaptar a cultura corporativa para uma nova economia mais verde, em particular em países de língua oficial portuguesa", pode ler-se na descrição do cargo que agora ocupa, poucos meses depois de ter deixado o ministério do Ambiente e Ação Climática do anterior Governo socialista de António Costa.
Foi em abril que, na mesma rede social, Duarte Cordeiro assinalou o seu último dia como governante, na Rua do Século. "Hoje é o último dia em que desempenho as funções de Ministro do Ambiente e da Ação Climática, para as quais fui nomeado há dois anos. Foi uma enorme honra e privilégio servir o meu país e os portugueses como ministro, mas também como Secretário de Estado Adjunto do Primeiro-ministro e Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, nos vários Governos liderados pelo Primeiro-ministro António Costa, a quem agradeço a confiança que depositou em mim", escreveu nessa altura, agradecendo aos vários secretários de Estado que trabalharam com ele: Ana Fontoura Gouveia, Jorge Delgado, João Paulo Catarino, Hugo Pires e João Galamba.
Para quem o seguiu, neste caso a social-democrata Maria da Graça Carvalho, deixou uma mensagem também: "A humanidade vive um enorme desafio com as alterações climáticas e a perda da biodiversidade, sentindo já o efeito de fenómenos climáticos extremos. Só a ação urgente dos várias países permitirá evitar que o aquecimento global atinja um ponto de não retorno com consequências desastrosas para o nosso futuro. Estou certo que o caminho que prosseguimos tem de continuar. Um abraço a todos e até breve".
Nestes últimos meses assinalou a masterclass em que participou sobre políticas públicas na academia Próxima Geração, na qual debateu os processos e o contexto que levaram às propostas da criação do Mercado Voluntário de Carbono e à Reforma da Propriedade Rústica em Portugal, e também o convite que recebeu para dar uma aula a alunos do 2.º ano de vários cursos da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa sobre "Economia e Descarbonização", na qual falou das opções do país para o seu roteiro da Neutralidade Carbónica (até 2045) e para o Plano Nacional de Energia e Clima (2030)
"Ao contrário do que mentes mais conservadoras nos querem convencer, as estratégias mais ambiciosas para a descarbonização coincidem com as que têm maior impacto económico para o país, para o seu crescimento, para a fixação de indústria, para atração de investimento e para a criação de emprego. O nosso país terá um futuro mais atrativo se souber aproveitar os seus recursos naturais e se mantiver o rumo de ambição climática", escreveu.
Depois de João Galamba ter anunciado também no Linkedin o seu novo cargo de "executive advisor" na consultora de energia Enline Energy Solutions, e de Nuno Lacasta ter deixado a Agência Portuguesa do Ambiente no final de janeiro de 2024 para trabalhar como consultor freelancer em ambiente e sustentabilidade, agora é a vez de Duarte Cordeiro no mundo da consultoria.