Notícia
Advogado do Diabo com Luís Magalhães: "A incerteza é o grande risco deste ano"
Luís Magalhães, head of tax da KPMG Portugal, defende que no atual contexto geopolítico "é preciso ter calma" e frisa que "a incerteza é o pior dos riscos" para gestores e empresários.
"A primeira coisa que é preciso ter é calma e o que temos visto nas bolsas nos últimos dias é tudo menos isso". As palavras são de Luís Magalhães, head of tax da KPMG Portugal, convidado desta semana do videocast Advogado do Diabo.
A KPMG lançou recentemente o "Top Geopolitical Risks 2025", que identifica os cinco grandes riscos geopolíticos e de que forma as empresas poderão transformá-los em oportunidades. No topo da lista surgem as mudanças no poder, nos centros económicos e no comércio, motivadas por novas alianças comerciais e centros de investimento que "estão a redefinir a dinâmica do poder global".
Luís Magalhães explica que a análise foi feita antes de termos mergulhado nesta intensa guerra comercial de tarifas recíprocas, que nos últimos dias tem introduzido forte volatilidade aos mercados financeiros.
Por isso, para o responsável da KPMG Portugal, "a incerteza é hoje o pior dos riscos" e será "o grande risco deste ano" para as empresas e decisores.
No videocast, Luís Magalhães explica que "é muito difícil perspetivar de forma estável os próximos anos" o que tem levado os gestores a adiar decisões. "Vemos empresas que estão a identificar oportunidades neste cenário, mas vemos no geral um sentimento de insegurança e o adiar de decisões."
Já o advogado Luís Miguel Henrique elogia a postura que a Comissão Europeia tem tido na atual guerra comercial e acredita que as tarifas acabarão por ter um efeito bumerangue nos consumidores dos Estados Unidos.
O Advogado do Diabo – A Justiça e os Números é um videocast e podcast do Negócios com o advogado Luís Miguel Henrique, disponível no site todas as sextas-feiras.