Notícia
Advogado do Diabo e a reforma da Administração Pública: “Vamos ter menos funcionários no Estado”
Pedro Janeiro, da Accenture, é o convidado desta semana. Profundo conhecedor dos números da Administração Pública, o responsável defende que a introdução de tecnologia é determinante para melhorar a eficiência do Estado.
Pedro Janeiro, Senior Manager de Strategy & Consulting da Accenture Portugl e convidado desta semana do Advogado do Diabo, não tem dúvidas de que "vamos ter menos funcionários no Estado" nos próximos anos, ainda que hoje em dia sejam cerca de 750 mil os trabalhadores da Administração Pública.
"É uma tendência natural. Os atuais trabalhadores estão a envelhecer e não há assim tantas pessoas mais novas que queiram trabalhar no Estado", destaca. O responsável da Accenture acredita que a criação da secretaria-geral, cujo salário da liderança tanto deu que falar, é um primeiro passo na transformação da Administração Pública, mas lembra que há mais a fazer para pôr a máquina a trabalhar de forma mais eficiente. E defende a criação de um fundo que permitisse juntar verbas significativas para o investimento tecnológico no Estado.
Já Luís Miguel Henrique destaca que um entendimento entre os dois maiores partidos para uma reforma da Administração Pública "é uma missão impossível".
O Advogado do Diabo – A Justiça e os Números é um videocast e podcast do Negócios com o advogado Luís Miguel Henrique, disponível no site todas as sextas-feiras.