Notícia
Electricidade sobe 2,5% no próximo ano
Há 1,9 milhões de famílias que vão sentir um agravamento de 2,5% das tarifas de electricidade em 2016. Estes clientes têm até 2017 para escolherem novo fornecedor. A tarifa social aumenta 0,9%, como proposto.
2,5%. Confirma-se que é este o aumento que 1,9 milhões de clientes vão sentir na conta da electricidade em 2016. O número aprovado pela ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos) é exactamente aquele que foi proposto pela autoridade em Outubro.
De acordo com contas da ERSE, o aumento de 2,5% significa que uma família com uma factura média mensal de 47,6 euros vai ter de pagar mais 1,18 euros ao longo do próximo ano.
O número aplica-se aos clientes que ainda se encontram em mercado regulado, que são 1,9 milhões, de acordo com dados do regulador – estes clientes estão num período transitório até ao final de 2017, podendo até aí escolher um fornecedor à sua vontade. Os restantes 4,2 milhões já têm fornecedores escolhidos no mercado liberalizado.
Segundo a RSE, os clientes com tarifas sociais vão sentir um aumento de 0,9%, ou 0,19 euros, numa factura média mensal de 21,5 euros. Estas tarifas sociais aplicam-se a clientes mais vulneráveis financeiramente - ainda que PS e BE já tenham proposto, nesta legislatura, alterações à forma de acesso a esta tarifas.
As variações das tarifas de electricidade tinham sido propostas pela ERSE em Outubro, embora só pudessem ser aprovadas após o parecer do conselho tarifário. O que aconteceu agora.