Notícia
EDPR concorre a projecto eólico na costa francesa
A empresa portuguesa vai concorrer em conjunto com a sua parceira francesa Engie, com quem já trabalha em diversos projectos de energia eólica marinha.
A EDP Renováveis, em conjunto com a sua parceira Engie, anunciou esta segunda-feira que vai participar no concurso para construir um parque eólico offshore com capacidade entre 250 e 750 megawatts (MW), ao largo da costa de Dunquerque, em França.
De acordo com um comunicado da empresa liderada por Manso Neto, o projecto "permitirá alargar e fortalecer, a longo prazo, a sua parceria neste mercado estratégico, aproveitando o imenso potencial em energia eólica existente ao largo da costa, onde a França ocupa a segunda posição a nível europeu".
Segundo a mesma fonte, a França irá consolidar a sua posição de liderança no sector da energia eólica marinha. A empresa portuguesa já trabalha em conjunto com a parceira Engie, que tem mais de 20 anos de experiência nesta área, em projectos free-standing de energia eólica marinha.
Entre eles contam-se o projecto em Dieppe-Le Tréport (500 MW) e nas Ilhas de Yeu e Noirmoutier (500 MW), assim como numa plataforma flutuante, no projecto piloto do parque eólico de Leucate no Mar Mediterrâneo (24 MW) e como parceiros de investimento no projecto WindFloat Atlantic em Portugal (25 MW).
"A EDP Renováveis está na vanguarda da produção de energia eólica a nível internacional. A nossa capacidade operacional, a nossa experiência nos diferentes mercados e sob uma grande variedade de condições, assim como a nossa competência na gestão dos projectos em que estamos envolvidos, fazem de nós o parceiro ideal para este projecto", acrescentou João Manso Neto, CEO da EDPR.