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EDP contesta compensações de 7 milhões impostas pela ERSE

A eléctrica considera que o resultado da auditoria publicada pelo regulador “é tranquilizador” em relação à situação dos contadores multitarifários, mas rejeita que as falhas encontradas obriguem a compensar os clientes em mais sete milhões de euros.

20 de Março de 2013 às 19:40
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A EDP considera que não deve haver lugar ao pagamento das compensações de 7 milhões de euros apontadas pela ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos - para indemnizar os clientes das tarifas bi-horárias e tri-horárias por causa de anomalias encontradas em parte dos contadores existentes no País.

 

A empresa diz que os cerca de 4 milhões de euros que já começaram a ser pagos no ano passado a clientes com desajustes superiores a 15 minutos nos seus contadores mostram que “a EDP Distribuição agiu com diligência”, segundo António Martins da Costa, administrador da eléctrica. Essas compensações que já começaram a ser pagas desde Junho do ano passado abrangeram cerca de 24 mil consumidores.

 

A EDP diz não compreender o que levou a ERSE a estipular o valor de 7 milhões de euros de compensações, além dos cerca de 4 milhões já deliberados no ano passado. A eléctrica aponta, em concreto, a inexistência de limites regulamentares para desajustes nos relógios dos contadores que justifiquem a posição assumida pelo regulador, com base numa auditoria conduzida pela Ernst & Young.

 

“A EDP Distribuição está a analisar mais detalhadamente toda a fundamentação que motivou a ERSE a apresentar esta proposta ao Conselho Tarifário, reservando a sua posição definitiva para momento posterior, não deixando de defender a sua posição através das vias que considerar mais adequadas”, sublinha a empresa em comunicado.

 

Em relação à avaliação que a ERSE encomendou à Ernst & Young, António Martins da Costa afirmou, em conferência de imprensa, que “o resultado da auditoria é tranquilizador para a situação dos contadores multitarifa a nível nacional”, acrescentando que “a auditoria apresenta 11 recomendações, nenhuma delas de prioridade elevada”.

 

Sobre o processo de pagamento dos quase 4 milhões de euros que a ERSE já havia exigido no ano passado, o presidente da EDP Distribuição, João Torres, admitiu que ainda não foram creditadas as compensações a todos os clientes. “Já fizemos seguir a compensação da maioria, diria que cerca de três quartos, e o restante será distribuído a breve prazo”, afirmou João Torres.

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