Notícia
EDP usa posição no BCP para financiar fundo de pensões
A EDP transferiu a sua posição de 1,53% no BCP para o seu fundo de pensões, usando as acções do banco para financiar aquela carteira. Toda a participação da eléctrica na instituição financeira, de 2,11%, é agora detida pelo fundo de pensões.
A EDP decidiu usar a participação directa de 1,53% que tinha no BCP para financiar o fundo de pensões dos seus trabalhadores, que passa a concentrar toda a posição da eléctrica no banco liderado por Nuno Amado.
"No dia 27 de Dezembro, a EDP transferiu a título de contribuição em espécie, as referidas 14.496.919 acções, representativas de 1,53% do capital social e dos direitos de voto do BCP, para o Fundo de Pensões do Grupo EDP", informou a empresa liderada por António Mexia em comunicado publicado no site da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, esta sexta-feira, 30 de Dezembro, pelo BCP.
Antes desta operação, mas também a 27 de Dezembro, a EDP adquiriu aquela posição no BCP à EDP Imobiliária e Participações por um valor que não foi divulgado. Esta empresa deixou "de deter qualquer participação social no BCP".
Já "o Fundo de Pensões do Grupo EDP passou a ser titular de 19.939.423 acções do BCP, representativas de 2,11% do respectivo capital social e direitos de voto", uma vez que antes daquela transmissão detinha 5.442.504 acções correspondentes a 0,58% do capital do BCP.