Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Combustíveis voltam a descer após baixa que não foi histórica em todas as redes

Na segunda-feira os preços da gasolina desceram cerca de 7 cêntimos por litro na Repsol, Galp Energia e Cepsa, mas noutras companhias a redução foi bem inferior.

Na BP os preços dos combustíveis desceram menos do que noutras redes
14 de Junho de 2019 às 09:00
  • 15
  • ...

Os preços dos combustíveis devem voltar a descer a partir da próxima segunda-feira, embora as quedas estimadas sejam bem mais ténues do que as ocorridas esta semana.

 

Os cálculos do Negócios, tendo em conta as variações dos combustíveis cotados e o mercado cambial, apontam para uma descida em redor de 1 cêntimo por litro na gasolina simples. Já o gasóleo poderá ficar estável ou registar apenas uma queda ligeira.

 

Estas variações previstas para segunda-feira, 17 de junho, são bem inferiores às que aconteceram na última segunda-feira. De acordo com a Direção Geral de Energia e Geologia, tendo em conta a média dos preços praticados em todo o país, a gasolina simples baixou 4,6 cêntimos por litro no dia 10 de junho.

 

A queda foi significativa e a mais elevada dos anos mais recentes, mas ficou abaixo do que se estimava na sexta-feira passada quando se comparam os preços médios de todos os postos de abastecimento em Potugal.

O Negócios noticiou a 7 de junho que o preço da gasolina simples poderia baixar 7 cêntimos por litro, o que representava uma baixa de preços histórica. Esta estimativa tinha por base a variação dos combustíveis cotados entre segunda-feira e quinta-feira dessa semana e acabou por confirmar-se em algumas marcas em Portugal. Por exemplo na Galp, que é a mais representativa do país, a descida foi de 7,5 cêntimos por litro. Na Cepsa a descida também foi de 7,5 cêntimos, enquanto na Repsol totalizou 7 cêntimos.

Mas uma baixa de preços inferior noutras redes atenuou a descida do preço médio praticado em Portugal. Por exemplo na BP, que também tem uma rede considerável em Portugal, a descida na gasolina simples ficou-se pelos 3 cêntimos por litro, como se pode constatar no site Mais Gasolina. Outras marcas também terão aplicado descidas ténues, uma vez que apesar das baixas de 7 ou mais cêntimos na Galp, Repsol e Cepsa, o preço médio baixou menos de 5 cêntimos.

Ainda segundo o Mais Gasolina, no caso da Galp Energia a maior descida semanal de preços tinha acontecido por duas ocasiões (outubro de 2012 e outubro de 2014), com quedas de 6 cêntimos por litro.  

 

Com o gasóleo aconteceu o mesmo. Os cálculos apontavam para uma descida que poderia chegar aos 5 cêntimos por litro, mas a queda do preço médio foi de 3,5 cêntimos. Galp, Cepsa e Repsol desceram o gasóleo em 4 cêntimos por litro, enquanto na BP a baixa foi de apenas um cêntimo.

Contactada pelo Negócios, a BP recusou comentar a sua política de preços de combustíveis.

 

Caso a gasolina desça 1 cêntimo, será a terceira semana consecutiva de quedas e o preço por litro ficará abaixo de 1,52 euros. Já o gasóleo ficará em redor de 1,339 euros.

 

 

A evolução dos preços dos combustíveis é calculada pelo Negócios, tendo por base a evolução dos derivados do petróleo (gasóleo e gasolina) e do euro. Ainda assim, a evolução dos custos dependerá de cada posto de abastecimento, da marca e da zona onde se encontra.

 

Os cálculos do Negócios têm por base contratos diferentes dos seguidos pelas petrolíferas (ainda que a evolução costume ser semelhante), sendo que os dados disponíveis para o Negócios só estão disponíveis até quinta-feira (faltando um dia de negociação).

Ver comentários
Saber mais gasolina gasóleo combustíveis
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio