Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Carro eléctricos: Pagamento de carregamentos rápidos adiado para depois do Verão

A Mobi.e decidiu adiar o início do pagamento para dar mais tempo tanto aos utilizadores como aos operadores para se prepararem.

Miguel Baltazar
18 de Julho de 2017 às 13:40
  • ...
Os utilizadores de veículos eléctricos só vão começar a pagar pelos carregamentos rápidos depois do Verão. A Mobi.e tinha comunicado que os pagamentos iam ter início a 31 de Julho, mas decidiu adiar para dar tempo aos utilizadores e aos operadores para se prepararem.

"A Mobi.e vem comunicar que o pagamento nos postos de carregamento rápido apenas se iniciará após o verão", disse a entidade gestora em comunicado publicado no seu site. 

Conforme explica, a entidade teve conhecimento de que muitos utilizadores "pretenderiam ter mais tempo para avaliar a adesão" a um dos quatro operadores detentores de registo de Comercialização de Electricidade para a Mobilidade Eléctrica (CEME), pois actualmente "muitos portugueses estão de férias".

Por outro lado, os quatro operadores CEME "manifestaram a vantagem de dispor de mais tempo para melhorarem as condições de acesso e as opções tarifárias que pretendem oferecer aos utilizadores".

Para efectuar carregamentos nos postos de carga rápida, os utilizadores de veículos eléctricos devem ter um "acordo comercial" com um operador detentor de registo de CEME, que vai permitir carregar os veículos em qualquer posto de carregamento de acesso público independentemente do Operador do Posto de Carregamento (OPC).

As tarifas e as condições de acesso praticadas por cada CEME serão divulgados "oportunamente".

Para usar os postos, os utilizadores de veículos eléctricos devem aderir à Mobi.e através do site da entidade gestora. Actualmente existem quatro CEME: Prio Energias Top Low Cost, Galp Power, Elergone Energia e EDP Comercial. Já OPC existem 10 no total: EDP Comercial, EDP Mop, Elergone Energia, EV Power, Factor Energia, Galpgeste, Galp Power, kilometer Low Cost, Mobiletric, Prio Energias Top Low Cost.

Actualmente existem 36 postos de carga rápida em funcionamento dos 69 que estão previstos, segundo a Associação de Utilizadores de Veículos Eléctricos (UVE).

Ao mesmo tempo que as tarifas começam a ser cobradas, a rede Mobi.e vai proceder a partir de Agosto ao aumento da potência dos 100 postos de carga normal mais utilizados no país. Depois do verão, a rede Mobi.e vai também ser expandida a todos os concelhos de Portugal Continental.
Ver comentários
Saber mais Mobi.e mobilidade eléctrica carro eléctrico UVE veículo eléctrico
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio