Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

As soluções do fundo Elliott para a "nova" EDP

Uma “nova EDP mais focada, mais empenhada no crescimento e menos alavancada”. É esta a visão que o fundo Paul Elliott Singer, acionista com 2,9% do capital, quer para o futuro da EDP.

O processo de investigação nasceu com base em denúncias que já vinham de 2012, mas só em 2017 se verificou a constituição de arguidos. António Mexia, presidente da EDP, Manuel Pinho, ex-ministro da economia, e João Manso Neto, administrador da eléctrica e presidente da EDP Renováveis, estão entre os nove arguidos já conhecidos.  Em causa, segundo o Departamento Central de Investigação e Acção Penal de Lisboa, estão factos susceptíveis de integrarem os crimes de corrupção activa, corrupção passiva e participação económica em negócio. A investigação abrange o período que vai de 2004 a 2014 e as suspeitas incidem sobre o momento em que se passou dos chamados contratos de aquisição de energia das centrais eléctricas da EDP, os CAE (contratos de aquisição de energia), para o regime de mercado, com os Custos para Manutenção do Equilíbrio Contratual (CMEC), que asseguram uma remuneração garantida aos produtores, independentemente dos preços do mercado e das quantidades vendidas e que levaram à denúncia da existência de rendas excessivas no sector eléctrico, as quais são depois reflectidas nos preços aos consumidores domésticos, que estão entre os mais altos entre os países europeus. António Mexia, apesar de ser arguido, foi recentemente reconduzido para mais um mandato à frente da EDP.
Hugo Correia
14 de Fevereiro de 2019 às 22:56
  • Partilhar artigo
  • ...
Otimização
O fundo americano considera que falta foco à EDP e defende que as energias renováveis devem ser o único caminho que a elétrica deve seguir. Para tal, sugere que a empresa desinvista de outros negócios – como o das centrais térmicas ou o da distribuição – e aposte todas as fichas na produção de energias limpas. Segundo os números apresentados pelo fundo, "o histó...
Ver comentários
Saber mais Elliott EDP CTG OPA energia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio