Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

António Lobo Xavier escolhido para liderar Conselho Geral e de Supervisão da EDP

Depois do anúncio da saída de João Talone em janeiro, os principais acionistas da EDP escolheram o advogado António Lobo Xavier para presidir ao Conselho Geral e de Supervisão.

Paulo Duarte/Negócios
Diogo Mendo Fernandes diogofernandes@negocios.pt 28 de Fevereiro de 2024 às 10:27
Já se conhece o sucessor de João Talone na presidência do Conselho Geral e de Supervisão (CGS) da EDP. O advogado António Lobo Xavier foi o escolhido pelos principais acionistas para liderar o órgão de fiscalização da comissão executiva da elétrica. A informação foi avançada pelo Eco e confirmada pelo Negócios.

A informação de que João Talone estaria de saída do CGS foi comunicada pela EDP à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) em janeiro de 2024.

Segundo informação apurada na altura pelo Negócios, a razão de saída foi uma rejeição pelos acionistas de uma proposta que tinha em vista uma redução da dimensão do CGS. Talone alegou que essa redução iria ao encontro das melhores práticas de gestão.

Atualmente o Conselho Geral e de Supervisão da EDP tem um total de 16 elementos. João Talone permanece em funções até à Assembleia Geral da empresa, marcada para abril, data em que os acionistas deverão propor o nome de Lobo Xavier.

Dos restantes 15 elementos, cinco são representantes do principal acionista, a China Three Gorges, que tem 20,86% do capital. Dois representam a espanhola Oppidum, sendo os restantes independentes, tal como Talone.

João Talone é presidente do Conselho Geral e de Supervisão da EDP desde 2021, momento em que regressou à elétrica depois de ter sido CEO da empresa entre 2003 e 2006. Foi sucedido no cargo por António Mexia.

António Lobo Xavier foi deputado à Assembleia da República pelo CDS entre 1983 e 1996. É advogado e sócio da sociedade de advogados Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva & Associados.

É administrador não executivo da Mota-Engil, da NOS, e da Riopele e vice-presidente do BPI. É administrador da Fundação Francisco Manuel dos Santos e preside à Comissão de Acompanhamento de Reforma do IRC.

Desde abril de 2016 que integra, a convite do Presidente da República, o Conselho de Estado.
Ver comentários
Saber mais EDP Economia negócios e finanças Acionista João Talone Energias de Portugal CGS António Lobo Xavier
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio