Notícia
Yahoo muda de nome e perde Marissa Mayer
A CEO da Yahoo, juntamente com cinco directores, anunciou a intenção de abandonar o cargo assim que se concretizar a venda do negócio de internet à Verizon.
A CEO da Yahoo, Marissa Mayer, vai renunciar ao cargo após a conclusão da venda dos principais negócios de internet da empresa à operadora Verizon. E não é a única: mais cinco directores vão deixar a companhia, incluindo o co-fundador David Filo.
A intenção foi expressa num comunicado enviado ao regulador do mercado de capitais dos Estados Unidos (SEC), onde a empresa sublinha que nenhum dos membros está a renunciar ao cargo devido a desentendimentos com a companhia ao nível das operações, políticas ou práticas.
Depois da operação, a nova empresa, que ficará com os activos que não serão vendidos à Verizon - como as participações na Alibaba e na Yahoo Japan, avaliadas em 40 mil milhões de dólares – mudará de nome para Altaba e irá reduzir o conselho de administração a cinco membros.
A Yahoo chegou a acordo com a Verizon para vender os seus negócios de internet por 4,8 mil milhões de dólares (cerca de 4,5 mil milhões de euros), em Julho do ano passado, mas a operação ainda não foi realizada. Segundo a Bloomberg, a Verizon começou a explorar a possibilidade de baixar o preço ou mesmo desistir do negócio depois de ter sido revelado que a Yahoo foi alvo de ataques de hackers que roubaram os dados de mais de mil milhões de utilizadores.
Responsáveis da Verizon já disseram publicamente que continuam a analisar o impacto financeiro completo dos ataques à Yahoo. "Infelizmente, não posso sentar-me aqui hoje e dizer com confiança o que quer que seja, porque ainda não sabemos", afirmou Marni Warden, vice-presidente da Verizon, numa conferência com analistas este mês.
Se e quando a operação se concretizar, os directores que vão permanecer na Altaba são Tor Braham, Eric Brandt, Catherine Friedman, Thomas McInerney e Jeffrey Smith.