Notícia
Volkswagen compra LeasePlan por dois mil milhões
A Volkswagen, maior fabricante de automóveis da Europa, vai comprar a LeasePlan – uma empresa de gestão de frotas pertencente ao ABN Amro – por dois mil milhões de euros, juntamente com o grupo Olayan e a Mubadala, para expandir os seus negócios de serviç
A Volkswagen, maior fabricante de automóveis da Europa, vai comprar a LeasePlan – uma empresa de gestão de frotas pertencente ao ABN Amro – por dois mil milhões de euros, juntamente com o grupo Olayan e a Mubadala, para expandir os seus negócios de serviços financeiros.
A fabricante de automóveis europeia vai comprar 50% da LeasePlan em conjunto com o grupo Olayan e a empresa de investimento Mubadala, detendo cada uma destas últimas, 25% de participação, informou hoje a Volkswagen em comunicado citada pela Bloomberg.
A aquisição vai conceder à Volkswagen – que já detém a Europcar – 1,2 milhões de automóveis adicionais sobre gestão. O ABN Amro pretende focar-se nas suas principais actividades bancárias. O maior banco holandês por activos adquiriu a LeasePlan em 1992.
A Volkswagen disse não só que «vai explorar» a hipótese de recorrer a algumas das suas acções para pagar a aquisição, mas também que a empresa Mubadala «pode estar» interessada em comprar as suas acções. A Volkswagen detém 13% de acções próprias ordinárias.
As acções da Volkswagen caíram 12,3% até agora, este ano, tornando a fabricante de carros no pior desempenho do índice germânico DAX.
Através da aquisição da LeasePlan, a Volkswagen tem como objectivo não ser tão dependente do negócio de venda de carros.
A LeasePlan, que emprega cerca de sete mil pessoas, obteve lucros de 193 milhões de euros no ano passado e detém activos no valor de 10,8 mil milhões de euros.
As acções da Volkswwgen seguiam a cair 0,42% para os 38,29 euros.