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Vista Alegre "apanha os cacos" da pandemia e sobe faturação em 66% em agosto
Após as fortes quebras no volume de negócios nos três primeiros meses da pandemia, a Vista Alegre aumentou a faturação ligeiramente em junho, acelerou no mês seguinte e pulverizou as vendas em agosto, mês em que faturou 10 milhões de euros.
Em comunicado difundido esta segunda-feira, a empresa considera que o desempenho alcançado continua "a mostrar um sinal da recuperação gradual da sua atividade face à situação de pandemia que vivemos atualmente, em Portugal e no Mundo".
"Os segmentos que mais contribuíram para esta recuperação foram o Grés Forno e o Grés Mesa, essencialmente com vendas para países como França, Holanda e Espanha", detalha a Vista Alegre.
No grés forno, a faturação cresceu mais de 18 vezes, passando de 134 mil euros para 2,49 milhões, enquanto no grés mesa a subida cifrou-se em 16,1%, para os 2,88 milhões de euros.
O segmento das porcelanas contribuiu com 2,86 milhões de euros, uma subida de 8,9%, tendo o cristal e vidro manual registado vendas no valor de 951 mil euros (+53,4%) e a faiança crescido 21,3%, para 804 mil euros.
Após as fortes quebras sentidas nos meses de março, abril e maio, período onde o impacto da pandemia foi maior, nomeadamente com a imposição de confinamentos em vários países, a Vista Alegre iniciou a recuperação em junho. Nesse mês, a faturação de 9,2 milhões de euros representava uma subida homóloga de 5,8%.
Em julho, o volume de negócios acelerou para um crescimento homólogo de 10,9%, com vendas de 11,8 milhões.
Agora, os 10 milhões registados em agosto permitem reduzir as quebras na faturação acumuladas desde o início do ano para 9,7 milhões de euros, ou 13%.
Vendas online disparam
O canal do retalho, "depois do encerramento das lojas nos meses de março, abril, maio e junho, continuou a adaptar-se à nova realidade implementando todas as recomendações existente para este sector. Mesmo neste contexto, a Vista Alegre no mês de agosto registou um notável crescimento de vendas neste canal, atingindo praticamente o mesmo nível que o período homologo (-1,2%)", destaca a empresa.
E, salienta, a "forte aposta estratégica de alargamento de mercado das vendas online", traduziu-se num crescimento de 184% face a agosto do ano passado.