Notícia
Venda da Neotalent em 2023 afunda lucros anuais da Novabase para 6,4 milhões
A venda da Neotalent em outubro de 2023, que impulsionou os lucros da Novabase em 428%, fez com que os resultados líquidos da tecnológica caíssem 86,4% em 2024.
A Novabase registou um resultado líquido de 6,4 milhões de euros em 2024, significando uma quebra de 86,4% face ao ano anterior, quando registou lucros de 47 milhões de euros. A empresa admite que esta evolução desfavorável foi impactada pela venda da Neotalent, que fez os lucros subirem 428% nesse ano.
A Neotalent, empresa de recrutamento em tecnologias de informação, foi vendida por 51 milhões de euros ao Conclusion Group, em outubro de 2023.
Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), acrescenta que o "resultado das operações em continuação quase duplicou para 6,6 milhões de euros, fruto de um EBITDA superior e melhores resultados financeiros, impulsionados sobretudo por juros e ganhos no portefólio de VC, apesar dos custos de reestruturação de 1,9 milhões de euros".
O volume de negócios da Novabase cresceu 1% em termos anuais. A Novabase indica aos investidores que "69% do volume de negócios do Next-Gen é gerado fora de Portugal", sendo que a Europa e Médio Oriente representam 96% do negócio internacional.
Já o EBITDA (resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações) da tecnológica aumentou 20,1% para 13,1 milhões de euros.