Notícia
Novabase aumenta capital em 38 milhões. Novas ações entram em bolsa dia 28
O montante do aumento de capital, em resultado das entradas em dinheiro realizadas pelos acionistas que optaram por receber o dividendo em espécie, foi de 37.980.842,39 euros, correspondendo à emissão de 9.234.565 novas ações. Assim, a tecnológica vai remunerar com novos títulos os acionistas que assim o desejaram.
A Novabase concluiu o seu aumento de capital para emissão de novas ações a atribuir aos acionistas que optaram por receber o dividendo em espécie. A empresa refere, em comunicado à CMVM, que o montante do aumento de capital, em resultado das entradas em dinheiro realizadas por esses mesmos acionistas, foi de 37.980.842,39 euros, correspondendo à emissão de 9.234.565 novas ações.
A operação teve início a 10 de junho e visava, assim, remunerar os acionistas com novas ações. Quem já era investidor podia pedir junto das instituições financeiras acesso aos novos títulos (emitidos com um valor nominal de 3 cêntimos cada). Segundo o comunicado desta noite, o aumento de capital foi subscrito por acionistas titulares de ações representativas de cerca de 80% do capital social com direito ao dividendo.
Deste modo, a Novabase passará a ter um capital social de 1.072.866,06 euros, representado por 35.762.202 ações ordinárias e nominativas, com um valor nominal de €0,03 cada.
"As novas ações serão fungíveis com as demais ações do emitente e conferirão aos acionistas, a partir da data da respetiva emissão, os mesmos direitos que as ações existentes antes do referido aumento de capital", sublinha o documento.
Prevê-se que o aumento de capital seja registado junto da Conservatória do Registo Comercial amanhã, dia 26 de junho, "e que as novas ações sejam admitidas à negociação no mercado regulamentado do Euronext Lisbon a partir do próximo dia 28 de junho de 2024 (inclusive), sob o código ISIN PTNBA0AM0006".
O objetivo da tecnológica, com este aumento de capital terminado no dia 21, era usar o encaixe para pagar a totalidade ou parte do dividendo estipulado, ou seja, 1,79 euros brutos.
Na assembleia-geral de 22 de maio, os acionistas da Novabase aprovaram o dividendo de 1,79 euros por ação, num total de cerca de 47,4 milhões de euros. Por isso, o montante obtido com a operação de aumento de capital não supera o valor total a atribuir em dividendos. Se superasse, o dinheiro que restasse seguiria para capitalizar a empresa.