Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Vasco Pessanha diz Inapa tem «estrutura opável»

A Inapa, maior distribuidora de papel nacional e quarta empresa europeia do sector, tem um «estrutura opável», embora isso não constitua uma preocupação, afirmou o presidente da companhia, Vasco Pessanha, em entrevista ao «Jornal de Negócios».

12 de Abril de 2001 às 09:36
  • ...
A Inapa, maior distribuidora de papel nacional e quarta empresa europeia do sector, tem um «estrutura opável», embora isso não constitua uma preocupação, afirmou o presidente da companhia, Vasco Pessanha (na foto), em entrevista ao «Jornal de Negócios».

O responsável da empresa referiu que a Inapa tem «uma estrutura opável», razão pela qual foi introduzido nos estatutos um limite sobre os direito de voto, a 15% do capital, para «proteger os accionistas pequenos».

De acordo com o mesmo responsável, o lançamento de uma oferta pública de aquisição (OPA) sobre a empresa «pode ser bom» para os accionistas, dependendo de quem seria a entidade oferente, e sublinhou que «não estou muito preocupado» com a possibilidade de avançar uma OPA.

O capital da Inapa é detido em 20% pela Papercel, enquanto o Banco Comercial Português (BCP) controla 17%, com a empresa a deter 2% a 3% de acções próprias e cerca de 15% do capital a estar na posse de quadros da empresa e outros investidores, estando o restante capital disperso no mercado.

Vasco Pessanha referiu também que caso a Portucel, empresa produtora de pasta de papel, quiser entrar no mercado da distribuição, essa «é uma questão de se combinar e discutir», visando uma parceria entre as duas companhias.

No corrente ano, a Inapa espera que o seu volume de negócios aumente cerca de 10%, depois de situar-se nos 1,15 mil milhões de euros (231,1 milhões de contos) no ano passado, e que os resultados sejam «melhores» que em 2000.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio