Notícia
TAP reúne-se com investidores para emitir 350 milhões em dívida a cinco anos
Esta era uma operação que já estava prevista, em particular depois da redução de capital da companhia aérea na semana passada. Os termos da oferta não são ainda conhecidos.
A TAP está a realizar reuniões com investidores com vista à emissão de 350 milhões de euros em dívida sénior não garantida e não resgatável ("noncallable") com maturidade a cinco anos. De acordo com a Bloomberg, há um encontro com investidores globais agendado para esta segunda-feira e reuniões virtuais tanto hoje como amanhã.
O objetivo passa por refinanciar a dívida existente, nomeadamente uma linha de obrigações de 375 milhões de euros que vence em setembro. Esta dívida está colocada junto de investidores internacionais institucionais e tem uma taxa de juro anual fixa de 5,625%.
A emissão está disponível apenas para investidores institucionais.
Na semana passada, o Estado tinha determinado a redução do capital social da TAP de 980 milhões de euros para 313,6 milhões de euros, para permitir que a transportadora avançasse com uma emissão de dívida.
Enquanto acionista único a Direção-Geral do Tesouro e Finanças (DGTF) fixou ainda em 400 milhões de euros o limite máximo "que pode ser deliberado pelo Conselho de Administração da TAP, durante o ano civil de 2024, para a emissão de obrigações ou de outros valores mobiliários pela TAP".
Os termos da oferta não são ainda conhecidos.