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Valor implícito da aquisição da Boulanger España "parece razoável"

Os analistas do BPI consideram que o valor implícito da compra da Boulanger España "parece razoável" e acreditam que este negócio "deve ser uma aquisição de valor elevado" para a Sonae Distribuição já que se encaixa no negócio da Worten e evita barreiras relacionadas com a obtenção de licenças para operar naquele mercado.

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Os analistas do BPI consideram que o valor implícito da compra da Boulanger España “parece razoável” e acreditam que este negócio “deve ser uma aquisição de valor elevado” para a Sonae Distribuição já que se encaixa no negócio da Worten e evita barreiras relacionadas com a obtenção de licenças para operar naquele mercado.

Até ao final do ano serão duas as marcas geridas pelo grupo Sonae em Espanha - num total, no mínimo, de 13 lojas naquele mercado. Além das quatro lojas SportZone que a Sonae estima "seguramente" ter naquele mercado, juntam-se outras nove unidades para a Worten, que entra agora no país. São 100 milhões de euros a investir até 2010 para um total de 40 unidades daquelas duas insígnias, a que deverão juntar ainda a Zippy (vestuário infantil) e a Loop (calçado), explicou Nuno Jordão, presidente executivo da Sonae Distribuição, ao Negócios em conversa telefónica publicada na edição de hoje.

Nuno Jordão, que estima que o negócio esteja concluído já em Outubro, explica que o valor do investimento - não revelado por motivos de confidencialidade contratual - está inserido no valor global de 50 milhões de euros que a marca Worten vai receber até 2010. A ideia, reitera o CEO da Sonae Distribuição, é que naquela data a Worten Espanha (a sociedade de direito espanhol que foi comprada como Boulanger España) gira 40 mil metros quadrados (15 lojas) e igual espaço esteja a ser ocupado pela marca SportZone (25 lojas).

Os analistas do BPI consideram que “o valor implícito desta transacção parece razoável” e acreditam que esta compra deverá trazer valor à empresa considerando vários factores, segundo uma nota de análise hoje divulgada.

Para começar o negócio adquirido “encaixa perfeitamente no ‘portfolio’ da Worten, com um formato semelhante”; depois os activos adquiridos pela Sonae Distribuição “estão localizados principalmente em centros comerciais e ‘retail parks’ perto de zona urbanas, nomeadamente Madrid (três lojas), Barcelona (uma loja) e Valência (uma loja).

A casa de investimento destaca também o facto da Sonae Distribuição ter aqui uma oportunidade de crescimento no segmento não alimentar, numa altura em que as oportunidades de expansão no mercado doméstico “são mais limitadas, dada a forte presença” da empresa no território português.

Por fim, esta aquisição vai “evitar barreiras” como a obtenção de licenças e negociação com novos fornecedores, ao “mesmo tempo que, automaticamente, ganha escala”, acrescentam os analistas numa nota de análise.

A casa de investimento realça, pelo lado negativo, o contexto actual, em que o consumo privado está a verificar uma deterioração e o facto da produtividade da Boulanger ser inferior à da Worten.

Ainda assim, os analistas “acreditamos que estes activos representam uma oportunidade de expansão interessante para a Sonae Distribuição, que pode revelar algum valor devido à sua experiência como retalhista e sinergias potenciais com as operações portuguesas”.

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