Notícia
Valor implícito da aquisição da Boulanger España "parece razoável"
Os analistas do BPI consideram que o valor implícito da compra da Boulanger España "parece razoável" e acreditam que este negócio "deve ser uma aquisição de valor elevado" para a Sonae Distribuição já que se encaixa no negócio da Worten e evita barreiras relacionadas com a obtenção de licenças para operar naquele mercado.
Os analistas do BPI consideram que o valor implícito da compra da Boulanger España “parece razoável” e acreditam que este negócio “deve ser uma aquisição de valor elevado” para a Sonae Distribuição já que se encaixa no negócio da Worten e evita barreiras relacionadas com a obtenção de licenças para operar naquele mercado.
Até ao final do ano serão duas as marcas geridas pelo grupo Sonae em Espanha - num total, no mínimo, de 13 lojas naquele mercado. Além das quatro lojas SportZone que a Sonae estima "seguramente" ter naquele mercado, juntam-se outras nove unidades para a Worten, que entra agora no país. São 100 milhões de euros a investir até 2010 para um total de 40 unidades daquelas duas insígnias, a que deverão juntar ainda a Zippy (vestuário infantil) e a Loop (calçado), explicou Nuno Jordão, presidente executivo da Sonae Distribuição, ao Negócios em conversa telefónica publicada na edição de hoje.
Nuno Jordão, que estima que o negócio esteja concluído já em Outubro, explica que o valor do investimento - não revelado por motivos de confidencialidade contratual - está inserido no valor global de 50 milhões de euros que a marca Worten vai receber até 2010. A ideia, reitera o CEO da Sonae Distribuição, é que naquela data a Worten Espanha (a sociedade de direito espanhol que foi comprada como Boulanger España) gira 40 mil metros quadrados (15 lojas) e igual espaço esteja a ser ocupado pela marca SportZone (25 lojas).
Os analistas do BPI consideram que “o valor implícito desta transacção parece razoável” e acreditam que esta compra deverá trazer valor à empresa considerando vários factores, segundo uma nota de análise hoje divulgada.
Para começar o negócio adquirido “encaixa perfeitamente no ‘portfolio’ da Worten, com um formato semelhante”; depois os activos adquiridos pela Sonae Distribuição “estão localizados principalmente em centros comerciais e ‘retail parks’ perto de zona urbanas, nomeadamente Madrid (três lojas), Barcelona (uma loja) e Valência (uma loja).
A casa de investimento destaca também o facto da Sonae Distribuição ter aqui uma oportunidade de crescimento no segmento não alimentar, numa altura em que as oportunidades de expansão no mercado doméstico “são mais limitadas, dada a forte presença” da empresa no território português.
Por fim, esta aquisição vai “evitar barreiras” como a obtenção de licenças e negociação com novos fornecedores, ao “mesmo tempo que, automaticamente, ganha escala”, acrescentam os analistas numa nota de análise.
A casa de investimento realça, pelo lado negativo, o contexto actual, em que o consumo privado está a verificar uma deterioração e o facto da produtividade da Boulanger ser inferior à da Worten.
Ainda assim, os analistas “acreditamos que estes activos representam uma oportunidade de expansão interessante para a Sonae Distribuição, que pode revelar algum valor devido à sua experiência como retalhista e sinergias potenciais com as operações portuguesas”.
Até ao final do ano serão duas as marcas geridas pelo grupo Sonae em Espanha - num total, no mínimo, de 13 lojas naquele mercado. Além das quatro lojas SportZone que a Sonae estima "seguramente" ter naquele mercado, juntam-se outras nove unidades para a Worten, que entra agora no país. São 100 milhões de euros a investir até 2010 para um total de 40 unidades daquelas duas insígnias, a que deverão juntar ainda a Zippy (vestuário infantil) e a Loop (calçado), explicou Nuno Jordão, presidente executivo da Sonae Distribuição, ao Negócios em conversa telefónica publicada na edição de hoje.
Os analistas do BPI consideram que “o valor implícito desta transacção parece razoável” e acreditam que esta compra deverá trazer valor à empresa considerando vários factores, segundo uma nota de análise hoje divulgada.
Para começar o negócio adquirido “encaixa perfeitamente no ‘portfolio’ da Worten, com um formato semelhante”; depois os activos adquiridos pela Sonae Distribuição “estão localizados principalmente em centros comerciais e ‘retail parks’ perto de zona urbanas, nomeadamente Madrid (três lojas), Barcelona (uma loja) e Valência (uma loja).
A casa de investimento destaca também o facto da Sonae Distribuição ter aqui uma oportunidade de crescimento no segmento não alimentar, numa altura em que as oportunidades de expansão no mercado doméstico “são mais limitadas, dada a forte presença” da empresa no território português.
Por fim, esta aquisição vai “evitar barreiras” como a obtenção de licenças e negociação com novos fornecedores, ao “mesmo tempo que, automaticamente, ganha escala”, acrescentam os analistas numa nota de análise.
A casa de investimento realça, pelo lado negativo, o contexto actual, em que o consumo privado está a verificar uma deterioração e o facto da produtividade da Boulanger ser inferior à da Worten.
Ainda assim, os analistas “acreditamos que estes activos representam uma oportunidade de expansão interessante para a Sonae Distribuição, que pode revelar algum valor devido à sua experiência como retalhista e sinergias potenciais com as operações portuguesas”.