Notícia
Indústria farmacêutica: israelita Teva compra mexicana Rimsa
A farmacêutica israelita Teva acordou a compra da mexicana Representaciones e Investigaciones Médicas (Rimsa) e de mais alguns activos, por 2,3 mil milhões de dólares, em mais um passo na sua estratégia de expansão nos mercados emergentes.
A Teva Pharmaceutical Industries – a maior fabricante mundial de medicamentos genéricos – anunciou esta quinta-feira, 1 de Outubro, que chegou a acordo para comprar a farmacêutica mexicana Rimsa, a par com uma carteira de produtos e empresas, propriedade intelectual, activos e patentes da área farmacêutica na América Latina e na Europa, num negócio avaliado em 2,3 mil milhões de dólares (2,05 mil milhões de euros).
Está assim dado mais um passo na ambição da farmacêutica israelita de se expandir nos mercados emergentes, depois da sua incursão nos EUA.
No passado dia 27 de Julho, a Teva anunciou ter chegado a acordo para adquirir a fabricante de genéricos norte-americana Allergan (fabricante do tratamento anti-rugas botox) por 40,5 mil milhões de dólares – operação que pôs simultaneamente um ponto final à OPA que a israelita tinha lançado em Abril sobre a congénere norte-americana Mylan.
A Allergan chegou também a ser cobiçada pela Valeant Pharmaceuticals International e pelo fundo Pershing Square Capital Management (gerido por Bill Ackman), que em Abril de 2014 tinham lançado também uma oferta conjunta de aquisição sobre a Allergan, mas que não foi em frente.
A 30 de Março, a Teva anunciou também a compra da biofarmacêutica norte-americana Auspex Pharmaceuticals por 3,5 mil milhões de dólares.