Notícia
Telecomunicações móveis lideram satisfação dos clientes portugueses
As telecomunicações móveis atingiram o primeiro lugar da classificação do índice nacional de satisfação do cliente de 2007 relativo às comunicações em Portugal, segundo a Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM). A TV por subscrição ficou no último lugar da tabela.
14 de Julho de 2008 às 14:12
As telecomunicações móveis atingiram o primeiro lugar da classificação do índice nacional de satisfação do cliente de 2007 relativo às comunicações em Portugal, segundo a Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM). A TV por subscrição ficou no último lugar da tabela.
Relativamente ao índice de satisfação das telecomunicações fixas, em 2007, a PTC obteve o primeiro lugar na “imagem”, “qualidade apercebida” e “reclamações”. Em contrapartida, o resultado que a PTC alcançou na variável “valor apercebido” (relação qualidade/preço) ficou muito abaixo dos “outros operadores da rede fixa”.
No que respeita à Internet, o índice de satisfação de 2007 coloca a Clix no lugar cimeiro, seguindo-se a Netvisão, Netmóvel, Sapo e Netcabo.
Em matéria de telecomunicações móveis, a Vodafone ficou na primeira posição, seguida da TMN e da Optimus.
No tocante à evolução da satisfação do cliente face ao estudo do ECSI (European Customer Satisfaction Index) de 2006, a rede móvel evidencia contudo uma evolução negativa significativa, ao passo que os outros subsectores apresentam, de modo geral, variações positivas mas estatisticamente não significativas, refere o estudo.
“Note-se que esta evolução não tem necessariamente a ver com uma deterioração das condições físicas e substanciais dos serviços, em especial do serviço móvel. Uma explicação alternativa pode ter a ver com o aumento do nível de exigência dos consumidores em relação aos serviços”, conclui o estudo do ECSI.
Relativamente ao índice de satisfação das telecomunicações fixas, em 2007, a PTC obteve o primeiro lugar na “imagem”, “qualidade apercebida” e “reclamações”. Em contrapartida, o resultado que a PTC alcançou na variável “valor apercebido” (relação qualidade/preço) ficou muito abaixo dos “outros operadores da rede fixa”.
Em matéria de telecomunicações móveis, a Vodafone ficou na primeira posição, seguida da TMN e da Optimus.
No tocante à evolução da satisfação do cliente face ao estudo do ECSI (European Customer Satisfaction Index) de 2006, a rede móvel evidencia contudo uma evolução negativa significativa, ao passo que os outros subsectores apresentam, de modo geral, variações positivas mas estatisticamente não significativas, refere o estudo.
“Note-se que esta evolução não tem necessariamente a ver com uma deterioração das condições físicas e substanciais dos serviços, em especial do serviço móvel. Uma explicação alternativa pode ter a ver com o aumento do nível de exigência dos consumidores em relação aos serviços”, conclui o estudo do ECSI.