Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Sonae.com lança atrium.pt; Investimentos deverão ascender aos 12,5 milhões

A Sonae.com, que detém 55% da Investimento Directo, lançou hoje um novo projecto de «efinance», Atrium.pt, com destaque para os fundos de investimento. Os investimentos deverão ascender a 12,5 milhões de euros (2,51 milhões de contos).

04 de Junho de 2001 às 14:55
  • ...
A Sonae.com [SNC], que detém 55% da Investimento Directo, lançou hoje um novo projecto de «efinance», Atrium.pt, com destaque para os fundos de investimento. Os investimentos deverão ascender a 12,5 milhões de euros (2,51 milhões de contos).

Além da participação da empresa liderada por Paulo Azevedo (na foto), a Investimento Directo é ainda detida em 30% pela BPI Ventures e em 15% pelos quadros da empresa.

Este novo projecto surge na sequência da aquisição de uma poisção mairitária na Investimento Directo pela Sonae.com. Para além do negócio da corretagem, o Atrium.pt vai centrar a sua actividade no aconselhamento e comercialização de fundos de investimento.

Para tal, a nova empresa vai oferecer de imediato cerca de 110 fundos de instituições portuguesas e estrangeiras, disponibilizados nesta fase inicial pela gestora de fundos Parvest do BPN Parribas, pela Schroeders, pela ESAF, gestora de fundos do Banco Espírito Santo, e pelo BPI Fundos, adiantou João Fonseca, presidente da Investimento Directo, em conferência de imprensa.

Em breve, a empresa estima que o número de fundos seja alargado para mais de 250, através das parcerias com os gestores de fundos Merril Lynch, a BWS do Deutsche Bank, com a Morgan Stanley e com os nacionais AF do Grupo Banco Comercial Português, e com a Caixagest, do Grupo Caixa Geral de Depósitos.

Filipe Santos, um dos responsáveis do projecto Atrium.pt, diz que «a proposta da Soane.com é ser um parceiro financeiro para os particulares».

João Fonseca referiu que o mercado-alvo deste projecto serão «os investidores particulares». O mesmo responsável justifica o enfoque dos investimentos em fundos de investimento, porque, no seu entender, para o tipo de clientes particulares «é mais eficaz aplicarem patrimónios já diversificados do que fazer um investimento directo em acções».

Numa fase inicial, para abrir conta no Atrium.pt não será exigido um montante mínimo de capital, garantiu João Fonseca. Para este responsável, a expectativa é que «a médio prazo, espero contas médias na ordem dos 2 mil contos».

Uma das inovações do Atrium.pt incide sobre a oferta de duas ferramentas especializadas para o investimento em fundos, disse o presidente da Investimento Directo.

Estas ferramentas têm como objectivo permitir «a optimização da carteira do cliente», acrescentou o mesmo responsável.

Com a ferramenta denominada «asset allocator atrium», o cliente terá a percentagem do tipo de investimentos ao qual deverá alocar as suas poupanças. Com uma segunda ferramenta denominada «fund sellector», serão descriminados os fundos mais apropriados à selecção feita pela ferramenta anterior.

Uma das vantagens deste novo projecto é «um “pricing” mais competitivo e a inexistência em alguns fundos de investimento das comissões de subscrição e resgate, avançou João Fonseca, sublinhando que esta medida «permite não aniquilar a rentabilidade da carteira».

Entre os servicos que este projecto vai oferecer, encontram-se o acesso a cotações «online» em tempo real, notícas do Negocios.pt e da Reuters.

Investimentos de 12,5 milhões no Atrium.pt

A Investimento Directo estima investimentos em tecnologia e «marketing» no novo projecto, Atrium.pt», na ordem dos 12,5 milhões de euros (2,51 milhões de contos), afirmou João Fonseca.

Quanto às principais fontes de receitas deste projecto, João Fonseca adianta que encaixarão parte das comissões de gestão produzidas pelas sociedades gestoras de fundos, suas parceiras, escusando-se, no entanto, a adiantar o montante das receitas prevstas para o novo projecto.

O «break-even» do Atrium.pt deverá ser atingido em 2004.

Atrium.pt substitui Edeal

«Vamos fazer a mudança de marca (Edeal para Atrium .pt) até ao final da semana», garantiu João Fonseca. Este responsável justifica a mudança de marca por esta estar relacionada apenas com a corretagem «online».

Os clientes da Edeal vão migrar, portanto, para o Atrium.pt, e terão acesso «online» às Bolsas de Lisboa, Madrid, Nova Iorque e Nasdaq.

Além da aposta na área da Internet, a Investimento Directo equaciona lançar alguns canais «offline», facto que também a terá levado a abdicar da marcar anterior, Edeal.

Novos projectos de «efinance»

Além do Atrium.pt, a Sonae.com lançou em Novembro de 2000, o Crediglobal.pt, especializado no aconselhamento e acompanhamento do crédito à habitação. Filipe Santos afirmou hoje que a empresa liderada por Paulo Azevedo estuda neste âmbito lançar serviços relacionados com outro tipo de crédito.

Além deste projecto, a Sonae.com estuda ainda o lançamento de um serviço a nível de pagamentos, em virtude da empresa do Grupo Sonae ter vários canais de distribuição que recorrem a estes serviços.

As acções da Sonae.com seguiam a ganhar 0,86% para os 3,53 euros (708 escudos).

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio