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Sonae aumenta lucros para 142 milhões até Setembro
A holding liderada por Paulo Azevedo registou nos primeiros nove meses do ano um volume de negócios de 3,6 mil milhões de euros. O investimento no retalho aumentou quase 30%.
A Sonae SGPS, "holding" onde o grupo consolida actividades de distribuição, telecomunicações, media e TI e gestão de centros comerciais, registou um resultado líquido atribuível a accionistas de 142 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano. Um valor que representa um crescimento de 49,6% face ao mesmo período do ano passado, e que ficou acima da média das estimativas dos analistas, que era de 130,9 milhões.
Em comunicado, o grupo anunciou que, até Setembro, o volume de negócios cresceu 0,8% para 3.639 milhões de euros, "beneficiando do desempenho de todos os negócios, à excepção da Sonae RP, responsável pela gestão do património imobiliário de retalho, devido às recentes operações de "sale and leaseback".
O EBITDA recuou 0,5%, em termos homólogos, para 292 milhões de euros, enquanto o resultado operacional (EBIT) diminuiu 2,9% para 157 milhões de euros.
A dívida líquida total diminuiu 102 milhões de euros face ao período homólogo, para 1.312 milhões, devido unicamente ao menor nível de dívida das unidades de retalho, refere o grupo, que adianta ainda ter já asseguradas todas as necessidades de refinanciamento previstas para 2016.
O investimento das unidades de retalho da Sonae (Sonae MC, Sonae SR e Sonae RP) aumentou até Setembro 29,5%, atingindo os 158 milhões de euros. "A Sonae prosseguiu a aposta na expansão das suas insígnias através da implementação de novos formatos de loja e de uma estratégia omnicanal que conjuga lojas físicas e online, bem como do desenvolvimento da actividade internacional", refere a empresa.
Em comunicado, o grupo avança ter reforçado a actividade internacional, atingindo os 69 países.
Volume de negócios cresce no retalho alimentar e especializado
Na área de retalho alimentar – onde o grupo actua através Sonae MC, com as insígnias Continente, Modelo, Bom Dia, a parceria Meu Super, mas também consolida a Well’s, Bom Bocado e Note! – o volume de negócios cresceu 0,5% para 2.549 milhões de euros, o que representa mais de 70% do total facturado pelo grupo.
As vendas através do cartão Continente representaram nos primeiros nove meses mais de 90% das vendas totais. Já as vendas online aumentaram 13% num ano, adiantou a empresa no comunicado.
Na área de retalho especializado (não alimentar), onde a Sonae SGPS actua com a Sonae SR, o volume de negócios aumentou 0,4% em termos homólogos para 917 milhões de euros. No entanto, só a unidade internacional aumentou o volume de negócios em 7%, com "o desempenho positivo das divisões de electrónica e desporto em Espanha".
De acordo com a Sonae, a Worten registou no terceiro trimestre um crescimento de 8,6% das vendas em Espanha. Numa base comparável. A Zippy entrou em quatro novos países da América Central através de wholesale: El Salvador, Costa Rica, Nicarágua e Guatemala. Já a Sportzone abriu a primeira loja franquiada em França.
O grupo - que divulgou já os resultados da área de gestão de centros comerciais, onde actua através da Sonae Sierra, e de telecomunicações, onde detém a operadora Nos - avançou ainda no comunicado que a Sonae IM, onde estão concentrados os activos de tecnologias de informação e a cadeia de bricolage Maxmat, realizou um volume de negócios de 187 milhões de euros até Setembro. Um valor que representa mais 0,5% do que no mesmo período de 2014.
No âmbito da gestão do seu portfolio, o grupo concretizou neste período a alienação da GeoStar e concluiu o projecto do cartão Universo.