Notícia
Sonae adquire empresa grossista em Espanha
Menos de um mês depois de ter aderido à central de compras espanhola IFA, a Sonae decidiu reforçar a sua presença no mercado vizinho. Desta vez, no comércio não alimentar.
O grupo Sonae "adquiriu a Losan", empresas espanhola "especializada em ‘wholesale’ (vendas por grosso de moda infantil, com colecções também para homem e mulher", avançou esta quinta-feira o grupo dono do Continente, SportZone e Zippy, entre outras marcas, em comunicado.
O valor da transacção não foi revelado, adiantando contudo a compradora que, em 2014, a Losan registou "receitas no montante de 58,5 milhões de euros". A operação, adianta a comunicação da Sonae SGPS ao mercado, "permitirá à Sonae SR [comércio não alimentar do grupo] fortalecer a sua cultura de ‘wholesale’ e de cadeia de abastecimento".
"Com forte presença internacional", a Losan "opera há 30 anos" no comércio por grosso, adianta a mesma fonte de informação, efectuando presentemente "vendas para mais de 40 países" com destaque para a Europa do Sul "e uma expansão internacional bem sucedida nos mercados ‘core’ da América Latina".
Em nota às redacções, a Sonae adianta ainda a "Losan é o segundo operador espanhol em 'wholesale' de moda infantil e situa-se no Top 3 em mercados como Itália ou Portugal, através dos cerca de quatro mil pontos de venda" internacionais. O negócio internacional representa "mais de metade do volume de negócios da marca", é ainda avançado.
No final de Outubro passado, recorde-se, a Sonae MC (companhia do grupo especializada na área de retalho alimentar) anunciou a adesão à central de compras espanhola IFA, acordo de parceria que entra em vigor a partir de 1 de Janeiro de 2016.