Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Acordo com central de compras espanholas pode melhorar margens da Sonae

As acções da Sonae SGPS estão praticamente inalteradas depois de anunciado um entendimento com o grupo IFA que os analistas elogiam.

Paulo Duarte
28 de Outubro de 2015 às 11:09
  • ...
O novo acordo assinado entre a Sonae SGPS e a central de compras espanhola IFA deverá contribuir para a melhoria das margens operacionais da empresa portuguesa que detém os hipermercados Continente, na opinião das casas de investimento portuguesas.  

 

"Este acordo é positivo para a Sonae no sentido em que irá gerar uma maior eficiência nas compras, a qual, no final, tenderá a reflectir-se nas suas margens", assinala José Mota Freitas, analista do CaixaBI, no comentário diário desta quarta-feira, 28 de Outubro.

 

As acções da Sonae SGPS estão a ganhar muito ligeiramente 0,09% para 1,10 euros depois de terem recuado mais de 1,5%, um dia depois de a empresa co-liderada por Paulo Azevedo e Ângelo Paupério ter anunciado o acordo de filiação com o grupo IFA com vista à "potenciação conjunta de oportunidades relevantes de negociação, compra e desenvolvimento na área comercial".

 

Apesar de esperar uma consequência nas margens, o CaixaBI não consegue antecipar o impacto operacional do acordo com que a Sonae "está certamente a tentar obter proveitos decorrentes da compra centralizada de larga escala".

 

O BPI Equity Research também acredita que as margens operacionais poderão sair beneficiadas com este entendimento. "Isto deverá colocar a Sonae numa posição de liderança em termos de condições de compra e compensar o bom momento de vendas da Jerónimo Martins em Portugal. Esperamos que este novo entendimento dê um suporte material às margens", segundo a equipa de "research" comandada por José Rito. 

Cartão Universo

Esta quarta-feira, a Sonae anunciou o lançamento do cartão Universo, em que une a fidelização a funções de débito e crédito, em parceria com o BPN Paribas. Segundo o BPI Equity Research, poderá haver um impacto positivo no preço médio e também há espaço para uma melhoria da margem com o cartão. O Haitong considera difícil fazer já estimativas de impacto.

 

O Haitong Bank é o menos optimista com o acordo que entra em vigor a 1 de Janeiro de 2016. "Não esperamos grandes impactos na margem bruta nos próximos trimestres". O entendimento entre a dona do Continente e o grupo IFA é "neutral" –" o impacto global do acordo deve ser limitado". Para o analista Filipe Rosa, é necessário algum tempo até que a Sonae consiga aproveitar os ganhos deste acordo.

 

Com sede em Madrid, o grupo conta com mais de 30 associados em Espanha, com mais de 6.000 postos de venda.

 

"Neutral" para a JM

O BPI Equity Research acredita que o entendimento entre a Sonae e o grupo espanhol é "negativo" para o grupo DIA, detentor dos supermercados Minipreço, dado que a inclusão do grupo português adequa-se aos outros membros da IFA, "já que a Sonae não vai competir no mercado espanhol e deverá permitir aos pequenos retalhistas aproveitar a sua escala". As acções do Dia estão a recuar 2,33% para 5,651 euros na Bolsa de Madrid. 

 

Já a opinião em relação à Jerónimo Martins é a de que o impacto é "neutral", porque a casa de investimento do BPI não acredita que a concorrente Sonae passe a ser mais agressiva na definição de preços. Assim, a empresa dirigida por Pedro Soares dos Santos não deverá mudar "drasticamente" a sua proposta no país. As acções da empresa dona do Pingo Doce estão a subir 0,44% para 12,56 euros numa altura em que o índice de referência PSI-20 avança 0,42%. 

Nota: A notícia não dispensa a consulta das notas de "research" emitidas pelas casas de investimento, que poderão ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de "research" na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro.

 

 

Ver comentários
Saber mais Sonae SGPS grupo IFA Paulo Azevedo Ângelo Paupério grupo DIA retalho
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio