Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Semapa estuda venda de 41% do capital da Secil

A Semapa confirmou hoje que está a considerar proceder à venda de 41% da cimenteira Secil, posição que adquiriu recentemente aos seus sócios dinamarqueses. Os analistas acreditam que a empresa poderá encaixar entre 542 milhões a 535 milhões de euros, com

27 de Novembro de 2003 às 13:53
  • ...

A Semapa confirmou hoje que está a considerar proceder à venda de 41% da cimenteira Secil, posição que adquiriu recentemente aos seus sócios dinamarqueses. Os analistas acreditam que a empresa poderá encaixar entre 542 milhões a 535 milhões de euros, com a venda dos 41% detidos na Secil e dos 9% controlados na Cimpor.

Num comunicado a Semapa [SEMA] confirma a noticia hoje veiculada pelo «Diário Económico», afirmando que «se encontra a considerar a hipótese de proceder à alienação da participação representativa de 41% do capital social da Secil que adquiriu aos sócios dinamarqueses».

Na mesma fonte a empresa liderada por Pedro Queiroz Pereira explica que «desencadeou um processo com a finalidade de proceder à selecção de potenciais interessados na aquisição de participações no capital da Secil».

A Semapa, segundo o «Diário Económico», tem já em seu dispor uma «short list» de cimenteiras internacionais com o objectivo de alienar a posição de 41% da Secil, uma participação que havia sido adquirida aos dinamarqueses FLS e Hojgaard Holding, ficando na altura com a totalidade da Secil.

Semapa pode encaixar entre 542 a 535 milhões de euros com Secil e Cimpor

A Semapa, segundo analistas, poderá encaixar entre 542 milhões a 535 milhões de euros, com a venda dos 41% detidos na Secil e dos 9% controlados na Cimpor, conseguindo nesta última uma mais valia de 30 milhões de euros, reduzindo a dívida para 100 milhões. As acções subiam em bolsa, e em Novembro já acumulam um ganho de 10,28%.

Ao valor potencial da venda de parte da Secil, poderá ainda juntar-se mais um encaixe com a alienação dos 9% controlados na Cimpor.

Os analistas do Espírito Santo Research (ESR) afirmam que a notícia «é muito positiva» para as acções da Semapa, estando a empresa liderada Pedro Queiroz Pereira em posição de encaixar pelo menos 542 milhões de euros, com a alienação dos 41% da Secil (300 milhões de euros) e dos 9% detidos na Cimpor [CIMP].

A venda da participação na cimenteira liderada por Pedro Teixeira Duarte poderá render à Semapa 242 milhões de euros, o que segundo a analista Catarina Castro, representa uma mais valia potencial de 30 milhões de euros.

O ESR tem uma recomendação de «neutral» para as acções da Semapa e um preço alvo de 3,08 euros.

Semapa reduz dívida para concentrar em investimento internacionais

O BPI defende que a Semapa «parece estar a concentrar os esforços para reduzir a dívida, com vista a focar nos investimentos internacionais».

O analista Tiago Veiga Anjos refere que a Semapa comprou os 41% na Secil por 290 milhões de euros, «o que consideramos ter sido um bom negócio para a Semapa». Adicionalmente, os 9% detidos na Cimpor estão avaliados em 245 milhões de euros. A Cimpor, fechou ontem a valer 4,06 euros, e Semapa detém 60,48 milhões de acções da Cimpor, o que perfaz os 245 milhões.

«Assumindo uma postura conservadora, ou seja, que a Semapa vende 41% da Secil ao mesmo preço da compra, e que aliena a Cimpor aos preços de mercado», a empresa «conseguirá reduzir o endividamento em 535 milhões de euros, para um valor próximo dos 100 milhões de euros.

O BPI diz, no entanto, que ainda existem questões por responder: quem estaria interessado numa posição minoritária na Secil?; onde é que a Semapa planeia investir se conseguir reduzir a dívida? O banco tem uma recomendação de «comprar» e um preço alvo de 4,20 euros.

Semapa é a quarta melhor do PSI-20 em Novembro

As acções da Semapa seguiam com uma valorização de 2,61% para 3,54 euros, a aliviarem de um máximo diário de 3,57 euros. Em Novembro, os valores da empresa acumulam um ganho de 10,28%, o quarto melhor desempenho no seio das 20 emitentes que integram o PSI-20.

Desde o início do ano, os títulos da empresa liderada por Pedro Queiroz Pereira acumulam um ganho de 7,27%. A Cimpor, no mesmo período, soma 27,81%, e estava hoje mais cara em 0,74% para 4,09 euros.

As acções da Semapa seguiam a subir 2,61% para os 3,54 euros.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio