Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Accionistas Semapa aprovam financiamento de 290 milhões para compra da Secil (act)

A AG da Semapa aprovou a compra e o financiamento, no valor de 290 milhões de euros, da posição detida pelos dinamarqueses na Secil, disse Pedro Queiroz Pereira, que pediu à Cimpor, que votou contra esta decisão, para nomear um administrador na Semapa.

06 de Fevereiro de 2003 às 12:53
  • ...
A Assembleia Geral de accionistas da Semapa aprovou a compra e o financiamento, no valor de 290 milhões de euros, da posição detida pelos dinamarqueses na Secil, disse Pedro Queiroz Pereira, que pediu à Cimpor, que votou contra esta decisão, para nomear um administrador na Semapa.

Na reunião realizada, esta manhã, no edifício da Secil, os accionistas «aprovaram por maioria a compra e o financiamento da compra da posição dos dinamarqueses», disse o presidente da Semapa, aos jornalistas, à saída da AG.

A Semapa realizou um acordo com a FLS Industries e a Hojgaard Holdings para a aquisição às empresas dinamarquesas dos 41,05% que ainda não detém na Secil, tendo para o efeito já garantido um empréstimo no valor de 290 milhões de euros.

Este financiamento de sete anos será garantido pelo Banco Santander, explicou a mesma fonte.

A cimenteira nacional prevê pagar este empréstimo com o «cash» gerado pelas actividades da empresa, garantiu Pedro Queiroz Pereira.

A Semapa e as companhias dinamarquesas tinha já um acordo estabelecido, com vista à aquisição de 41,05% do capital da Secil por 304 milhões de euros.

Cimpor vota contra

A deliberação da AG da Semapa foi objecto de voto desfavorável pela accionista e rival cimenteira Cimpor que invocou «desconhecimento do dossier» para tomar aquela decisão.

A Cimpor controla 20% do capital da Semapa. A concretização da aquisição está marcada para 25 de Março de 2003, depois da aprovação do financiamento pela maioria dos accionistas.

A aquisição da totalidade do capital da Secil aumentará em 70 milhões de euros os resultados antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (EBITDA) da Semapa.

Semapa convida Cimpor para administração

Na reunião de hoje, Pedro Queiroz Pereira convidou a accionista Cimpor a «indicar o nome para que na próxima AG, que é de eleições, possamos integrá-lo para a administração», revelou aos jornalistas.

A Secil, que lutou pelo controlo da Cimpor, tem José Honório, seu administrador financeiro, na administração da Cimpor. A gestão da maior cimenteira nacional, pretende, segundo apurou o Negocios.pt, afastar Honório daquela administração para colocar um substituto da confiança da líder Teixeira Duarte.

Secil opta por não impugnar última AG da Cimpor; apresenta queixa na CMVM

Na AG da Cimpor que se realizou na sexta-feira passada, que aprovou a alteração dos estatutos que permitirá à maioria dos accionistas votar o representante dos minoritários, abrindo a possibilidade de afastamento de José Honório, a Secil admitiu estar a estudar a hipótese de impugnar aquela decisão.

Esta ideia foi recusada pela Secil. «Já decidimos que não vamos impugnar a AG», afirmou hoje Pedro Queiroz Pereira.

O líder da Semapa justifica esta decisão pelo facto de «consideramos que a Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) não pode ser alheia a esta situação. Não pode mais ficar na sombra».

A referida decisão da AG da Cimpor prejudica a Semapa, «mas é mais prejudicial para o mercado de capitais», reiterou a mesma fonte.

Neste sentido, a cimenteira nacional vai, antes optar, por «transmitir esta posição à CMVM», em vez de enveredar por uma impugnação judicial da deliberação, acrescentou a mesma fonte.

Com esta posição a Semapa pretende acautelar os seus investimentos na Cimpor que rondam os 250 milhões.

As acções da Semapa, que passará a deter 100% do capital da Secil, no final daquela operação, cotavam nos 3,08 euros a subir 0,33%, enquanto os títulos da Cimpor ao cotarem nos 16,10 euros subiam 0,12%.

Por Bárbara Leite

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio